Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26275
Tipo: Monografia
Título: Jornalismo cultural no Rio Grande do Sul: um estudo de caso do programa Supersábado da Rádio Gaúcha
Autor(es): Martins, Jorge Maximiliano
Orientador: Mércio, Claudio
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: DISSEMINAÇÃO
IMPRENSA RADIOFÔNICA
JORNALISMO CULTURAL
DISSEMINATION
RADIOPHONIC PRESS
CULTURAL JOURNALISM
Resumo: O presente trabalho, teve como foco contribuir para um maior entendimento entre o jornalismo cultural e a maneira com que este é visto na atualidade e como o mesmo tem sido disseminado pela imprensa radiofônica. Importante deixar claro que o jornalismo cultural embora de muita importância, não tem sido considerado assim, haja visto, que os meios de comunicação não têm dado o devido espaço a este tipo de pauta e o pouco espaço que dedicam em sua maioria não são levados a sério, ou seja, são pautas que podem ser consideradas mais comerciais do que culturais. Nesta ótica, a pesquisa desenvolveu o tema do jornalismo cultural, verificando o início da teoria bem como a decorrente fundamentação teórica e para tanto, o estudo foi centrado no seguinte problema de pesquisa: porque os desafios impostos pelo momento atual do jornalismo cultural, contribuem para o crescimento profissional do jornalista e para o crescimento do jornalismo? O trabalho utilizou a revisão bibliográfica como metodologia, coletando os dados em livros, artigos, dissertações e teses que abrangem o assunto, assim como também o estudo de caso e foi estruturado da seguinte forma: O capítulo primeiro com a introdução, o capítulo segundo com a conceituação do jornalismo bem como do jornalismo cultural, o capítulo terceiro, abordando o jornalismo na rádio e a importância do jornalismo cultural para a rádio, o quarto capítulo cuidou da discussão e análise, demonstrando o comportamento do jornalismo cultural na rádio gaúcha e por fim, o quinto capítulo com as considerações finais na visão do autor deste, sobre o tema central desta pesquisa, ou seja, a forma que a imprensa gaúcha dissemina o jornalismo cultural. Em síntese, o que foi entendido do estudo é que o jornalismo cultural precisa de mais reflexão e entendimento por parte dos jornalistas para que ele não fique apenas no superficial. Concluiu-se, portanto, que embora o rádio esteja sendo utilizado para a disseminação do jornalismo cultural, muito mais poderia ser feito se houvesse interesse real por parte das emissoras em difundir a cultura, mesmo que esta não traga retorno financeiro.
The present work aimed to contribute to a better understanding between cultural journalism and the way in which it is seen today and how it has been disseminated by the radio press. It is important to make it clear that cultural journalism, although of great importance, has not been considered so, since it has seen, that the media have not given due space to this type of agenda and the little space that they devote in the majority is not taken to serious, that is, they are guidelines that can be considered more commercial than cultural. In this perspective, the research developed the theme of cultural journalism, verifying the beginning of the theory as well as the resulting theoretical foundation and for that, the study was focused on the following research problem: because the challenges imposed by the current moment of cultural journalism, contribute to the professional growth of the journalist and the growth of journalism? The paper used the bibliographic review as a methodology, collecting the data in books, articles, dissertations and theses that cover the subject, as well as the case study and was structured as follows: The first chapter with the introduction, the second chapter with the conceptualization of journalism as well as cultural journalism, the third chapter, addressing journalism on the radio and the importance of cultural journalism for radio, the fourth chapter took care of the discussion and analysis, demonstrating the behavior of cultural journalism in Rio de Janeiro radio and finally, the fifth chapter with the final considerations in the author's view, on the central theme of this research, that is, the way the Rio Grande press disseminates cultural journalism. In short, what was understood from the study is that cultural journalism needs more reflection and understanding on the part of journalists so that it is not only superficial. It was concluded, therefore, that although radio is being used for the dissemination of cultural journalism, much more could be done if there were real interest on the part of broadcasters in spreading the culture, even if it did not bring financial returns.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26275
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