Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26266
Type: Monografia
Title: Jornalismo ou entretenimento? uma análise das editorias colorado e tricolor do site GaúchaZH
Author(s): Santos, Caio Escobar dos
Advisor: Canatta, Fábio
Issue Date: 2019
Keywords: JORNALISMO
GÊNEROS JORNALÍSTICOS
JORNALISMO ESPORTIVO
JORNALISMO ONLINE
ENTRETENIMENTO
JOURNALISM
JOURNALISTIC GENRES
SPORTS JOURNALISM
ONLINE JOURNALISM
ENTERTAINMENT
Abstract: O jornalismo esportivo é uma das principais fontes de audiência e renda de muitos grupos de comunicação. A editoria tem ocupado uma posição de protagonismo - especialmente o futebol, com enormes espaços destinados a ele. Este estudo tem como objetivo debater essa produção jornalística, especificamente do meio online. Fazer uma análise de conteúdo sobre a sua aproximação com o entretenimento (ou o espetáculo), entender os motivos para tal fenômeno e suas consequências. Para isso, foram apresentados as principais características e marcos do jornalismo esportivo no Brasil e, além disso, foi feita uma contextualização teórica do que é jornalismo online, suas fases e formatos. O objeto da pesquisa são as publicações de duas categorias do portal GaúchaZH (pertencente ao principal grupo de comunicação do Sul do Brasil, a RBS): Colorado e Tricolor. A partir da análise feita, o estudo considera real e crescente a aproximação do jornalismo esportivo online e do entretenimento, especialmente pelas formas apresentadas de prestação de serviço, pelas distorções dos critérios de noticiabilidade, entre outros. As principais referências de jornalismo esportivo utilizadas foram Coelho (2003), Barbeiro e Rangel (2006), Bezerra (2008) e Oselame (2015). Gêneros jornalísticos foram discutidos e apresentados baseando-se principalmente em Beltrão (1976; 1980) e Marques de Melo (2010; 2018). A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord (1967) também foi utilizada. Em jornalismo online, Canavilhas (2001) e Cabrera Gonzalez (2000).
Sports journalism is one of the main sources of audience and income for many communication groups. The editorial has occupied a position of protagonism - especially football, with enormous spaces destined for it. This study aims to discuss this journalistic production, specifically from the online medium. Make a content analysis about the approach to entertainment (or show), understand the reasons for this phenomenon and its consequences. For that, the main characteristics and milestones of sports journalism in Brazil were presented and, in addition, a theoretical contextualization of what is online journalism, its phases and formats was made. The object of the research is the publications of two categories of the portal GaúchaZH (that belongs to the main communication group of the South of Brazil, RBS): Colorado and Tricolor. From the analysis made, the study considers real and growing the approach of online sports journalism and entertainment, especially by the presented forms of service rendering, by the distortions of the noticeability criteria, among others. The main references of sports journalism used were Coelho (2003), Barbeiro and Rangel (2006), Bezerra (2008) and Oselame (2015). Journalistic genres were discussed and presented mainly based on Beltrão (1976, 1980) and Marques de Melo (2010, 2018). The Guy Debord Spectacle Society (1967) was also used. In online journalism, Canavilhas (2001) and Cabrera Gonzalez (2000).
URI: https://hdl.handle.net/10923/26266
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