Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26262
Tipo: Monografia
Título: A cobertura eleitoral com e sem repórter: a análise das diferenças entre a “Caravana JN” e “O Brasil que eu quero” no Jornal Nacional da Rede Globo
Autor(es): Pinzon, Eduardo Augusto Loro
Orientador: Barbizan, Sílvio Nestor
NEWS REPORTER
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: TELEJORNALISMO
CREDIBILIDADE
ELEIÇÕES
REPÓRTER
JORNALISMO
CIDADÃO
TELEJOURNALISM
CREDIBILITY
ELECTIONS
JOURNALISM CITIZEN
Resumen: O jornalismo envolve, entre outros aspectos, um conjunto de modos e mecanismos que visam informar com credibilidade. O telejornalismo se diferenciou das demais formas de jornalismo ao priorizar a imagem, a presença do repórter in loco e a objetividade. Atualmente, a internet também se apresenta como uma grande plataforma de comunicação. No entanto, muitas das informações veiculadas na web ainda carecem da verdade e, sobretudo, da credibilidade do público, muito embora essa não seja procurada de forma consciente e voluntária. Além disso, a participação dos telespectadores através da internet, no chamado “Jornalismo Cidadão” (COSTA FILHO, 2006), também suscita questionamentos. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo identificar as perdas e ganhos jornalísticos em uma cobertura eleitoral especial feita pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, nos anos de 2006 e 2018. Neste sentido, a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, foram consideras duas reportagens de cada ano: as estreias dos projetos especiais “Caravana JN” (em 31 de julho 2006) e “O Brasil que eu quero” (em 5 de março 2018) e a reportagem do dia 6 de setembro de cada ano, véspera da Independência do Brasil. Categorias verbais e não verbais foram estabelecidas na relação entre teoria e objeto para compreender, em todos os aspectos, as semelhanças e diferenças das coberturas de cada projeto. A partir dessa análise foi possível comparar como a presença ou não do repórter contribui na construção de sentidos pelo público, bem como apresenta os prós e contras de cada situação.
Journalism involves, among other things, a set of ways and mechanisms that aim to inform with credibility. Telejournalism differed from other forms of journalism by praising the image, the investigation, the presence of the on-site reporter and objectivity. Nowadays, the internet also presents itself as a great communication platform. However, much of the information on the web still lacks the truth and, above all, the credibility of the public, even though it is not sought consciously and voluntarily. In addition, the participation of viewers through the internet, in the so-called "Citizen Journalism" (COSTA FILHO, 2006), also raises questions. Therefore, this paper aims to identify journalistic losses and gains in a special electoral coverage made by Jornal Nacional, from Globo Network, in the years of 2006 and 2018. In this sense, based on the methodology of Content Analysis, proposed by Bardin (2011), were considered two reports each year: the special projects "Caravana JN" (on July 31, 2006) and "O Brasil que eu quero" (March 5, 2018) and the report on September 6 of each year. Verbal and non-verbal categories were established in the relation between theory and object in order to understand, in all aspects, the similarities and differences in the coverage of each project. From this analysis it was possible to compare how the presence or not of the reporter contributes to the construction of senses by the public, as well as presents the pros and cons of each situation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26262
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019_1_EDUARDO_AUGUSTO_LORO_PINZON_TCC.pdfTexto completo1,09 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.