Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26262
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbizan, Sílvio Nestor-
dc.contributor.advisorNEWS REPORTERen_US
dc.contributor.authorPinzon, Eduardo Augusto Loro-
dc.date.accessioned2024-07-09T19:08:20Z-
dc.date.available2024-07-09T19:08:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26262-
dc.description.abstractO jornalismo envolve, entre outros aspectos, um conjunto de modos e mecanismos que visam informar com credibilidade. O telejornalismo se diferenciou das demais formas de jornalismo ao priorizar a imagem, a presença do repórter in loco e a objetividade. Atualmente, a internet também se apresenta como uma grande plataforma de comunicação. No entanto, muitas das informações veiculadas na web ainda carecem da verdade e, sobretudo, da credibilidade do público, muito embora essa não seja procurada de forma consciente e voluntária. Além disso, a participação dos telespectadores através da internet, no chamado “Jornalismo Cidadão” (COSTA FILHO, 2006), também suscita questionamentos. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo identificar as perdas e ganhos jornalísticos em uma cobertura eleitoral especial feita pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, nos anos de 2006 e 2018. Neste sentido, a partir da metodologia de Análise de Conteúdo, foram consideras duas reportagens de cada ano: as estreias dos projetos especiais “Caravana JN” (em 31 de julho 2006) e “O Brasil que eu quero” (em 5 de março 2018) e a reportagem do dia 6 de setembro de cada ano, véspera da Independência do Brasil. Categorias verbais e não verbais foram estabelecidas na relação entre teoria e objeto para compreender, em todos os aspectos, as semelhanças e diferenças das coberturas de cada projeto. A partir dessa análise foi possível comparar como a presença ou não do repórter contribui na construção de sentidos pelo público, bem como apresenta os prós e contras de cada situação.pt_BR
dc.description.abstractJournalism involves, among other things, a set of ways and mechanisms that aim to inform with credibility. Telejournalism differed from other forms of journalism by praising the image, the investigation, the presence of the on-site reporter and objectivity. Nowadays, the internet also presents itself as a great communication platform. However, much of the information on the web still lacks the truth and, above all, the credibility of the public, even though it is not sought consciously and voluntarily. In addition, the participation of viewers through the internet, in the so-called "Citizen Journalism" (COSTA FILHO, 2006), also raises questions. Therefore, this paper aims to identify journalistic losses and gains in a special electoral coverage made by Jornal Nacional, from Globo Network, in the years of 2006 and 2018. In this sense, based on the methodology of Content Analysis, proposed by Bardin (2011), were considered two reports each year: the special projects "Caravana JN" (on July 31, 2006) and "O Brasil que eu quero" (March 5, 2018) and the report on September 6 of each year. Verbal and non-verbal categories were established in the relation between theory and object in order to understand, in all aspects, the similarities and differences in the coverage of each project. From this analysis it was possible to compare how the presence or not of the reporter contributes to the construction of senses by the public, as well as presents the pros and cons of each situation.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTELEJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCREDIBILIDADEpt_BR
dc.subjectELEIÇÕESpt_BR
dc.subjectREPÓRTERpt_BR
dc.subjectJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCIDADÃOpt_BR
dc.subjectTELEJOURNALISMen_US
dc.subjectCREDIBILITYen_US
dc.subjectELECTIONSen_US
dc.subjectJOURNALISM CITIZENen_US
dc.titleA cobertura eleitoral com e sem repórter: a análise das diferenças entre a “Caravana JN” e “O Brasil que eu quero” no Jornal Nacional da Rede Globopt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2019/1-
dc.degree.graduationJornalismo-
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_1_EDUARDO_AUGUSTO_LORO_PINZON_TCC.pdfTexto completo1,09 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.