Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26253
Tipo: Monografia
Título: Análise do conteúdo publicado sobre o projeto Favela é Fashion no jornal Voz das Comunidades
Autor(es): Chassot, Carolina Réquia
Orientador: Puhl, Paula Regina
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: JORNALISMO POPULAR
MODA
VOZ DAS COMUNIDADES
FAVELA É FASHION
RIO DE JANEIRO
POPULAR JOURNALISM
FASHION
Resumen: A presente monografia analisa o conteúdo publicado sobre a moda nas comunidades, em especial os conteúdos do jornal Voz das Comunidades, do Rio de Janeiro, sobre o projeto Favela é Fashion, criado em 2013 pela produtora de moda Juliana Henrik. Os objetivos do trabalho são: compreender o que é jornalismo popular e quais são suas características, investigar o que são e como acontecem os eventos de moda e entender o que é moda, como ela pode representar uma pessoa. Para atingir esses objetivos foram abordados assuntos sobre o papel do jornalismo e ética profissional, como um fato vira notícia, as características do jornalismo popular, uma breve história da moda mundial e brasileira, o jornalismo de moda e como ele é feito e os eventos de moda. O trabalho utiliza as técnicas de pesquisa documental, e bibliográfica, para a construção do referencial teórico, o uso da internet para o levantamento das matérias analisadas e foi realizado uma entrevista semi-aberta com a criadora do projeto, Juliana Henrik, para entender mais sobre o projeto. Também são analisadas três reportagens publicadas no Voz das Comunidades nos anos (2014, 2017 e 2018) com base na análise de conteúdo. Os resultados dessa análise mostram como é feito uma notícia no jornal popular e a importância em se ter reportagens que divulguem o papel da moda e projetos como o Favela é Fashion. A linguagem do jornalismo popular colabora para que as pessoas da comunidade se sintam representadas e motivadas a ter uma carreira profissional ligada ao setor da moda.
The monograph reviews the published content about fashion in the communities, especially the posters of the newspaper Voz das Comunidades, from Rio de Janeiro, about the Favela é Fashion project, created in 2013 by fashion company Juliana Henrik. The objectives of the work are: to understand what a popular journalism is and what its characteristics are, to investigate what it is and how to do fashion events and the sense that fashion is, how it can be applied to a person. To everything the whole note for journalism, is the reality vita noticies, is the reality journal of popular, is the reality of the world and brazilian journalism, is the reality made in this fashion. The use of documentary and bibliographical research techniques, for the construction of the theoretical reference, the use of the Internet to raise the knowledge and the activities of a semi-open interview with the creation of the project, Juliana Henrik, to understand more about the project. Also analyzed are three reports published in the Journal of Communities in the years (2014, 2017 and 2018) based on content analysis. The results of this analysis are made as news without a newspaper and an importance in if reports that divulge the paper of the fashion and the projects like the Favela is Fashion. The language of journalism collaborates popular so that the people of the community feel represented and motivated to have a professional career linked to the fashion sector.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26253
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

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