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dc.contributor.advisorFucilini, Cristiane Castilho-
dc.contributor.advisorThis study proposes a reflection on the importance of supervised internship in the organization of pedagogical praxis, its contribution to the constitution of teachers and construction of the professional identity of the undergraduates of the Pedagogy course. It is about understanding graduation as initial training and addressing the indispensability of continuing education. The general objective of this study is to understand the purpose and importance of supervised internship of pedagogue’s formation. Afterwards, the specific objectives that guide the investigation unfolds: interpreting how the teacher’s formation process takes place; indicate the bases for the construction of the professional identity of Pedagogy graduates; identify the teaching knowledge. The theoretical basis that supports this research comes from authors such as Tardif (2010), Pimenta and Lima (2011) and Libâneo (1993) that discusses the plurality of teaching knowledge. Schön (2000) and Freire (2003) who discusses the scope of pedagogical practice that transcends theoretical and disciplinary knowledge. Libâneo (2006) that describes the transdisciplinarity of the attributions that the teacher needs to meet in their pedagogical practice. Pimenta and Lima (2011) highlight the prominence of the curricular internship in the training of pedagogues. In the many contributions of Nóvoa (1992), Freire (1996) and Schön (2000) teacher training is considered continuous and essential for a critical-reflective pedagogical exercise. The methodology applied in this qualitative research was organized into two semi-structured interview scripts, in order to ascertain the contributions of the supervised internship in the teacher constitution and professional identity of pedagogues. The instrument of research was applied to three trained pedagogues and one undergraduate completing the last semester of graduation in Pedagogy. From the data collected, it was possible to scale the formative importance of the curricular internship and its implications directly on teacher constitution and professional identity.en_US
dc.contributor.authorFucilini, Cristiane Castilho-
dc.date.accessioned2024-07-08T19:10:40Z-
dc.date.available2024-07-08T19:10:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26234-
dc.description.abstractEste estudo propõe uma reflexão acerca da importância do estágio supervisionado na organização da práxis pedagógica, sua contribuição para a constituição docente e construção da identidade profissional dos graduandos do curso de Pedagogia. Trata-se de entender a graduação como formação inicial e abordar a indispensabilidade da formação continuada. O objetivo geral desse estudo é compreender a finalidade e a importância do estágio supervisionado na formação dos(as) pedagogos(as). A posteriori, os objetivos específicos que orientam a investigação se desdobram: interpretar como ocorre o processo de constituição docente; sinalizar as bases da construção da identidade profissional dos licenciados em Pedagogia; identificar os saberes docentes. A base teórica que sustenta essa pesquisa vem de autores como Tardif (2010), Pimenta e Lima (2011) e Libâneo (1993) que discorrem sobre a pluralidade dos saberes docentes. Schön (2000) e Freire (2003) que dialogam sobre a abrangência da prática pedagógica que transcende o conhecimento teórico e disciplinar. Libâneo (2006) descreve a transdisciplinaridade das atribuições que o professor precisa atender em sua prática pedagógica. Pimenta e Lima (2011) destacam o protagonismo do estágio curricular na formação dos(as) pedagogos(as). Nas muitas contribuições de Nóvoa (1992), Freire (1996) e Schön (2000) a formação docente é considerada ato contínuo e essencial para um exercício pedagógico de caráter crítico-reflexivo. A metodologia aplicada nesta pesquisa qualitativa, foi organizada em dois roteiros de entrevista semiestruturada, a fim de apurar as contribuições do estágio supervisionado na constituição docente e identidade profissional dos pedagogos(os). O instrumento de pesquisa foi aplicado à três pedagogas formadas e uma graduanda finalizando o último semestre da graduação em Pedagogia. A partir dos dados coletados, foi possível dimensionar a importância formativa do estágio curricular e sua implicação direta sobre a constituição docente e identidade profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectESTÁGIO SUPERVISIONADOpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subjectSABERES DOCENTESpt_BR
dc.subjectCONSTITUIÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subjectIDENTIDADE PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectSUPERVISED INTERNSHIPen_US
dc.subjectTEACHER TRAININGen_US
dc.subjectTEACHING KNOWLEDGEen_US
dc.subjectFACULTY CONSTITUTIONen_US
dc.subjectPROFESSIONAL IDENTITYen_US
dc.titleO estágio na constituição da docência e identidade profissional dos(as) pedagogos(as)pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

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