Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26194
Tipo: Monografia
Título: Poesia se pratica: reflexões para uma proposta didática em Escrita Criativa
Autor(es): Schwengber, Maria Gabriela
Orientador: Pereira, Moema Vilela
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: POESIA
ESCRITA CRIATIVA
ENSINO DE LITERATURA
PROPOSTA DIDÁTICA
OFICINA
POETRY
CREATIVE WRITING
LITERATURE TEACHING
DIDACTIC PROPOSE
WORKSHOP
Resumen: Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão teórica sobre o ensino de poesia e uma análise de materiais de referência em Escrita Criativa com a finalidade de subsidiar uma proposta didática autoral voltada para o Ensino Médio. O estudo teórico procura discutir as problemáticas do ensino de poesia, bem como as potencialidades do trabalho com a Escrita Criativa em ambientes de ensino, amparado pelas contribuições de Antônio Cândido (2007), Regina Zilberman (2008), Rildo Cosson (2009), Assis Brasil (2014, 2015), Alexandre Pilati (2018) e Diego Grando (2018, 2021). O corpus da análise de materiais é composto por três publicações: os dois volumes do livro Trabalhando com Poesia (1990), o livro Almanaque Rebolado (2016) e o caderno virtual Poetas da Escola (2020). Justifica-se a presente pesquisa pela necessidade de refletir sobre a notória crise do ensino da literatura no Brasil e de apontar novas metodologias para trabalhar com o texto poético em sala de aula - ainda considerado um texto difícil por educadores e estudantes. Além disso, a pesquisa procura contribuir para diminuir a lacuna teórico-didático-pedagógica existente na área da Escrita Criativa, um campo em recente expansão no Brasil. Por fim, a proposta didática autoral propõe a Escrita Criativa como método para uma experiência ativa, reflexiva e humanizada com o texto poético no Ensino Médio, a partir da apresentação de seis oficinas com sugestões de exercícios, leituras de poetas contemporâneos e os seguintes conteúdos: sonoridade, imagem poética, forma fixa: haicai e verso livre. Entende-se, ainda, que em formato de oficina e através de atividades de criação poética, a proposta apresente potencial para o desenvolvimento de um trabalho prático, coletivo e crítico com a poesia em sala de aula.
This work aims to propose a theoretical reflection about poetry teaching and an analysis on materials that are references in the field of Creative Writing with the goal of subsidize an original didactic propose directed to High School. The theoretical study intends to discuss the issues of poetry teaching, as well as the potentialities of working with Creative Writing in teaching environments and is supported by the contributions of Antônio Cândido (2007), Regina Zilberman (2008), Rildo Cosson (2009), Assis Brasil (2014, 2015), Alexandre Pilati (2018) and Diego Grando (2018, 2021). The corpus of the material analysis is composed by three publications: the book Trabalhando com Poesia (1990), the book Almanaque Rebolado (2016) e the virtual notebook Poetas da Escola (2020). This research is justified by the necessity of reflection about the notorious crises of literature teaching in Brazil and pointing new methodologies to work with poetic text in a classroom – still considered a difficult text by teachers and students. Besides that, the research aims to contribute to the reduction of the theoretical-didactic-pedagogic gap that exists in the field of Creative Writing, a field that is in recent expansion in Brazil. Last, the original didactic presents Creative Writing as a method to a reflexive, active and humanized experience with the poetic text in High School, based on the presentation of six workshops with suggestions of exercises, contemporary poets to read and the following contents: sonority, poetic image, fixed form: haiku and free verse. In addition, it follows that in the structure of a workshop and trough the activities of poetic creation, the propose will present potential for the development of a practical, collective and critic work with poetry in a classroom.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26194
Aparece en las colecciones:TCC Letras: Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_MARIA_GABRIELA_SCHWENGBER_TCC.pdfTexto completo1,26 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.