Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26185
Título: O feminino no impeachment de Dilma Rousseff: análise do documentário “O processo” (2018)
Autor(es): Cassol, Giulia Machado
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: ANÁLISE FÍLMICA
PRESENÇA FEMININA
IMPEACHMENT
O PROCESSO
FILM ANALYSIS
FEMALE PRESENCE
IMPEACHMENT
THE PROCESS
Resumo: Este trabalho estuda a presença feminina no impeachment de Dilma Rousseff pelo ponto de vista do documentário O Processo (2018), de Maria Augusta Ramos. Utilizamos a técnica de análise fílmica como metodologia para examinar frames do documentário onde a presença feminina é evidenciada. Para isso, escolhemos três momentos da produção para análise: a manifestação de mulheres em frente ao Palácio do Planalto, os votos de deputadas na Câmara dos Deputados e o discurso de Janaína Paschoal na Comissão do Impeachment. O resultado da pesquisa mostra que tanto as manifestantes em frente ao Planalto quanto as deputadas que aparecem no filme estavam apoiando Dilma Rousseff, entretanto o filme omite que dentro do Parlamento a maioria das mulheres não apoiou a presidenta. Por parte da oposição, Janaína Paschoal utilizou a Constituição como símbolo de veracidade do processo e também estava alinhada ao discurso pejorativo praticado pela oposição à Dilma Rousseff.
This work studies the female presence in the impeachment of Dilma Rousseff from the point of view of the documentary “O Processo” (2018) by Maria Augusta Ramos. We use the film analysis technique as a methodology to examine documentary frames where the female presence is evidenced. For this, we chose three moments of the production for analysis: the women’s demonstration in front of the Planalto Palace, the votes of deputies in the Chamber of Deputies, and Janaína Paschoal’s speech at the Impeachment Commission. The survey’s results show that both protesters in front of the Planalto and the deputies who appear in the film were supporting Dilma Rousseff. However, the movie omits that in the Parliament the women’s majority did not support the president. On the opposition, Janaína Paschoal used the Constitution as a symbol of veracity and was also in line with the pejorative speech practiced by the opposition to Dilma Rousseff.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26185
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