Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26157
Tipo: Monografia
Título: A cobertura telejornalística de acidentes com personalidades públicas: a morte de Marília Mendonça pela Rede Globo
Autor(es): Bassotto, Vitor de Fraga
Orientador: Finger, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: TELEJORNALISMO
CELEBRIDADES
TRAJÉDIA
REDE GLOBO
MARÍLIA MENDONÇA
ÉTICA
REDES SOCIAIS
TELEJOURNALISM
CELEBRITIES
TRAGEDY
MARÍLIA MENDONÇA
GLOBO NETWORK
ETHIC
SOCIAL MEDIA.
Resumo: Na presente monografia será analisada a cobertura jornalística da tragédia aérea que ocasionou a morte da cantora Marília Mendonça em programas jornalísticos e de entretenimento específicos da Rede Globo. O objetivo deste trabalho é identificar como personalidades públicas têm visibilidade no telejornalismo do Brasil quando do seu falecimento e a relação entre o telejornalismo tradicional e a expansão das redes sociais. A cobertura se estendeu entre os dias 5 de novembro de 2021 e 7 de novembro de 2021 e foi veiculada em diferentes programas, incluindo: Plantão Globo, Boletim JN e Jornal Nacional dos dias 5 e 6 de novembro; É de Casa do dia 6 de novembro; e o enterro da cantora em 7 de novembro de 2021. Para efeito de análise, porém, serão abordados, nesta monografia, somente os programas É de Casa e Jornal Nacional, do dia 6 de novembro. Este estudo será construído por meio do conceito de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir das seguintes categorias: a morte de Marília, a sua carreira, a repercussão para os fãs e famosos e o velório da cantora. Como fundamentação a esta pesquisa serão utilizados autores como Karan (1997), Abramo (1998) e Christofoletti (2012), para elucidar as questões éticas envolvendo a cobertura. Para um olhar mais específico da televisão e do seu papel e importância para o telejornalismo brasileiro, serão levados em análise os conceitos elaborados por Ferrés (1968), Wolton (1996) e Paternostro (2006). Além desses autores, Campella (2011), Traquina (2013) e Miranda (2016) servirão de apoio à compreensão das relações entre morte, televisão e celebridades
This monography is intended to analyze the journalistic coverage by Globo Network of the aircraft tragedy which lead of the death of the singer Marília Mendonça. The objective of this study is to identify how public personalities have visibility on the Brazilian Telejournalism when they died and the relation of mainstream telejournalism with the expansion of the social media. The coverage took place from November 5th to November 7th, 2021 and was broadcast in different programs, including Plantão Globo, Boletim JN, and Jornal Nacional in November 5-6, 2021, É de Casa of November 06 and the singer’s funeral on November 7, 2021. For the purposes of analysis, however, only the programs É de Casa and Jornal Nacional, from the 6th of November, will be addressed in this monograph. This study will be built according to the concept of Content Analysis of Bardin (2011) and the detailed categories are: the Marília’s death, her career, the impact for fans and celebrities and the singer’s wake. The theoretical fundaments of this research are the concepts issued by Karan (1997), Abramo (1998) and Christofoletti (2012) for the ethical matters related to the journalistic coverage. For a more specific perspective related to the television and its role and significance to the Brazilian Telejournalism the concepts of Ferrés (1968), Wolton (1996) and Paternostro (2006) were used. Besides the above authors, Campella (2011), Traquina (2013) and Miranda (2016) will support the comprehension of the relations between death, television, and celebrities
URI: https://hdl.handle.net/10923/26157
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_2_VITOR DE FRAGA BASSOTTO_TCC.pdfTexto completo902,6 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.