Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26157
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dc.contributor.advisorFinger, Cristiane-
dc.contributor.authorBassotto, Vitor de Fraga-
dc.date.accessioned2024-07-02T14:33:46Z-
dc.date.available2024-07-02T14:33:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26157-
dc.description.abstractNa presente monografia será analisada a cobertura jornalística da tragédia aérea que ocasionou a morte da cantora Marília Mendonça em programas jornalísticos e de entretenimento específicos da Rede Globo. O objetivo deste trabalho é identificar como personalidades públicas têm visibilidade no telejornalismo do Brasil quando do seu falecimento e a relação entre o telejornalismo tradicional e a expansão das redes sociais. A cobertura se estendeu entre os dias 5 de novembro de 2021 e 7 de novembro de 2021 e foi veiculada em diferentes programas, incluindo: Plantão Globo, Boletim JN e Jornal Nacional dos dias 5 e 6 de novembro; É de Casa do dia 6 de novembro; e o enterro da cantora em 7 de novembro de 2021. Para efeito de análise, porém, serão abordados, nesta monografia, somente os programas É de Casa e Jornal Nacional, do dia 6 de novembro. Este estudo será construído por meio do conceito de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir das seguintes categorias: a morte de Marília, a sua carreira, a repercussão para os fãs e famosos e o velório da cantora. Como fundamentação a esta pesquisa serão utilizados autores como Karan (1997), Abramo (1998) e Christofoletti (2012), para elucidar as questões éticas envolvendo a cobertura. Para um olhar mais específico da televisão e do seu papel e importância para o telejornalismo brasileiro, serão levados em análise os conceitos elaborados por Ferrés (1968), Wolton (1996) e Paternostro (2006). Além desses autores, Campella (2011), Traquina (2013) e Miranda (2016) servirão de apoio à compreensão das relações entre morte, televisão e celebridadespt_BR
dc.description.abstractThis monography is intended to analyze the journalistic coverage by Globo Network of the aircraft tragedy which lead of the death of the singer Marília Mendonça. The objective of this study is to identify how public personalities have visibility on the Brazilian Telejournalism when they died and the relation of mainstream telejournalism with the expansion of the social media. The coverage took place from November 5th to November 7th, 2021 and was broadcast in different programs, including Plantão Globo, Boletim JN, and Jornal Nacional in November 5-6, 2021, É de Casa of November 06 and the singer’s funeral on November 7, 2021. For the purposes of analysis, however, only the programs É de Casa and Jornal Nacional, from the 6th of November, will be addressed in this monograph. This study will be built according to the concept of Content Analysis of Bardin (2011) and the detailed categories are: the Marília’s death, her career, the impact for fans and celebrities and the singer’s wake. The theoretical fundaments of this research are the concepts issued by Karan (1997), Abramo (1998) and Christofoletti (2012) for the ethical matters related to the journalistic coverage. For a more specific perspective related to the television and its role and significance to the Brazilian Telejournalism the concepts of Ferrés (1968), Wolton (1996) and Paternostro (2006) were used. Besides the above authors, Campella (2011), Traquina (2013) and Miranda (2016) will support the comprehension of the relations between death, television, and celebritieseng
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTELEJORNALISMOpt_BR
dc.subjectCELEBRIDADESpt_BR
dc.subjectTRAJÉDIApt_BR
dc.subjectREDE GLOBOpt_BR
dc.subjectMARÍLIA MENDONÇApt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectTELEJOURNALISMeng
dc.subjectCELEBRITIESeng
dc.subjectTRAGEDYeng
dc.subjectMARÍLIA MENDONÇAeng
dc.subjectGLOBO NETWORKeng
dc.subjectETHICeng
dc.subjectSOCIAL MEDIA.eng
dc.titleA cobertura telejornalística de acidentes com personalidades públicas: a morte de Marília Mendonça pela Rede Globopt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
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