Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorMendes Neto, Bernardo Spindola
dc.date.accessioned2024-06-11T12:05:19Z-
dc.date.available2024-06-11T12:05:19Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26091-
dc.description.abstractO pequeno canteiro das personagens espontâneas — ou improviso de papel é uma composição de personagens desenhadas e escritas por mim, também documentadas em vídeos e leituras em voz alta acessíveis pelos links disponíveis ao longo da dissertação. Meu processo de trabalho teve inspiração em uma única referência explícita: o manual autobiográfico Impro, de Keith Johnstone, o expoente encenador e professor de improvisação teatral. O que Johnstone propõe para os atores sobre o palco, por meio de sua inspiração prática, eu procurei aplicar, em caráter experimental, nas personagens à tinta sobre a folha de papel. Uma personagem improvisada, que tenta respeitar alguns dos princípios básicos da improvisação, como a espontaneidade, a livre associação e o consequente relaxamento da tensão racional que bloqueia a graça da inconsciência. Arremato o trabalho com um relato sobre o processo do canteiro, e que também é um devaneio sobre o peso da escrita — imensa cruz do meu presente —, para o qual a improvisação de Keith Johnstone, constatei na prática, pode funcionar como um poderoso elixir.pt_BR
dc.description.abstractThe small garden bed of spontaneous characters — or paper improvisation, is a composition of characters drawn and written by me, also documented in videos and read aloud readings accessible through the links provided throughout the dissertation. My working process was inspired by a single explicit reference: the autobiographical manual Impro, by Keith Johnstone, the prominent stage director and teacher of theatrical improvisation. What Johnstone proposes for actors on stage, through his practical inspiration, I sought to apply, in an experimental manner, to the characters by ink on the sheet of paper. An improvised character, which attempts to respect some of the basic tenets of the improvisation, like the spontaneity, the free association, and the consequent relaxation of the rational tension that blocks the grace of unconsciousness. I conclude the work with an account on the process of the small garden bed, which is also a reverie on the weight of writing — immense burden of my present —, to which Keith Johnstone's improvisation, I have found in practice, can work as a powerful elixir.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.subjectPERSONAGENS (TEATRO)pt_BR
dc.subjectIMPROVISAÇÃO (ATUAÇÃO TEATRAL)pt_BR
dc.subjectDESENHOpt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleO pequeno canteiro das personagens espontâneas ou improviso de papelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000508118-Texto+completo-0.pdfTexto completo678,84 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.