Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26073
Tipo: masterThesis
Título: A promoção da alfabetização científica a partir de uma unidade didática sobre a ida do homem à lua
Autor(es): Marcelino, Ariel Gonçalves
Orientador: Oliveira, Luciano Denardin de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
ASTRONOMIA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: A pesquisa relatada nesta dissertação visou a compreender de que modo uma unidade didática sobre a Ida do Homem à Lua, na componente curricular de Astronomia no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, pode promover a Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio. Adotou-se a compreensão de Sasseron (2008) sobre a AC como o principal referencial teórico desta pesquisa. A pesquisa apresentada possui caráter qualitativo (Creswell, 2007) e é do tipo estudo de caso (Yin, 2015). Para a coleta de dados durante a unidade didática utilizou-se da estratégia de triangulação (Creswell, 2007), sendo o principal instrumento de coleta de dados o questionário com questões abertas voltadas ao interesse da pesquisa (Chizzotti, 2018). Como método de análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2016), na qual foram empregadas categorias finais a priori correspondentes aos três eixos estruturantes da AC (Sasseron, 2008). Como principais resultados, verificou-se que as atividades propostas pela unidade didática permitiram a promoção da AC, uma vez que elementos referentes aos três eixos estruturantes foram identificados no corpus de análise. Também foi possível verificar a presença dos indicadores de AC nos argumentos dos estudantes, estes validados pelo padrão de estrutura de argumentação de Toulmin (2006). A unidade didática também reforçou o potencial interdisciplinar da Astronomia. Por fim, destacam-se que alguns estudantes apresentaram concepções avançadas acerca da natureza da ciência enquanto outros se aproximaram de visões mais simplistas do trabalho científico. Da mesma forma, as percepções dos estudantes acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade oscilaram entre reducionista e ampliada.Com isso, sugere-se que elementos acerca da natureza da ciência e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade sejam abordados de forma intencional e explícita em sala de aula e não de forma implícita na expectativa que os estudantes percebam tais elementos.
The research reported in this dissertation aimed to understand how a didactic unit on Man's Journey to the Moon, in the Astronomy curricular component of the Training Itinerary in Natural Sciences and its Technologies, can promote Scientific Literacy (SL) of high school students. Sasseron's (2008) understanding of SL was adopted as the main theoretical framework of this research. The research presented is qualitative in nature (Creswell, 2007) and case study type (Yin, 2015). To collect data during the didactic unit, the triangulation strategy was used (Creswell, 2007), with the main data collection instrument being the questionnaire with open questions focused on the research interest (Chizzotti, 2018). As an analysis method, Textual and Discourse Analysis (TDA) (Moraes; Galiazzi, 2016) was used, in which final a priori categories corresponding to the three structuring axes of SL were used (Sasseron, 2008). As main results, it was found that the activities proposed by the didactic unit allowed the promotion of SL, since elements relating to the three structuring axes were identified in the corpus of analysis. It was also possible to verify the presence of SL indicators in the students' arguments, which were validated by Toulmin's (2006) standard of argumentative structure. The teaching unit also reinforced the interdisciplinary potential of Astronomy. Finally, it is noteworthy that some students presented advanced conceptions about the nature of science while others approached more simplistic views of scientific work. Likewise, students' perceptions about the relationships between science, technology and society oscillated between reductionist and expanded.Therefore, it is suggested that elements about the nature of science and the relationships between science, technology and society be addressed intentionally and explicitly in the classroom and not implicitly with the expectation that students will perceive such elements.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26073
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000508095-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,14 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.