Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26040
Tipo: masterThesis
Título: Escola de samba na mídia: a cobertura do carnaval de Porto Alegre nos jornais Correio do Povo e Zero Hora entre 2001 e 2005
Autor(es): Dutra, Édson Luís
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: JORNALISMO CULTURAL
CARNAVAL - PORTO ALEGRE (RS)
MÍDIA IMPRESSA
JORNALISMO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a mídia impressa realiza a cobertura do carnaval de Porto Alegre no período de 2001 a 2005, através das análises de conteúdo e discurso da cobertura carnavalesca dos jornais Correio do Povo e Zero Hora. Como percurso bibliográfico, foram consultados estudos que abordam a história do carnaval, a escola de samba e a relação entre cultura e comunicação, a partir dos conceitos de Folkcomunicação, jornalismo cultural e jornalismo carnavalesco. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam que o jornal Correio do Povo utilizou-se de ferramentas comunicacionais que possibilitaram aprofundamento nas informações produzidas, bem como a produção de um discurso propositivo dos desfiles das escolas de samba, em comparação ao jornal Zero Hora. Esta pesquisa abre espaço para novas investigações sobre o papel da mídia na cobertura e promoção da cultura popular, sobretudo das escolas de samba.
This work aims to understand how the print media covered the Porto Alegre carnival from 2001 to 2005, through content and discourse analyzes of the carnival coverage of the newspapers Correio do Povo and Zero Hora. As a bibliographical route, studies were consulted that address the history of carnival, the samba school and the relationship between culture and communication, based on the concepts of Folkcommunication, cultural journalism and carnival journalism. The results obtained in this research show that the newspaper Correio do Povo used communication tools that enabled in-depth analysis of the information produced, as well as the production of a propositional discourse on the samba school parades, in comparison to the newspaper Zero Hora. This research opens space for new investigations into the role of the media in covering and promoting popular culture, especially samba schools.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26040
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000508044-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.