Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25990
Tipo: Monografia
Título: Jornalismo de startup no Brasil : análise das características dos negócios jornalísticos nativos digitais
Autor(es): Pereira, Camila da Silva
Orientador: Nunes, Ana Cecília Bisso
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: JORNALISMO DE STARTUP
NATIVOS DIGITAIS
DEFESA DE CAUSAS
JORNALISMO DE NICHO
Resumo: Nas últimas décadas, a crise econômica do jornalismo reconfigurou o mercado e as práticas profissionais. Impulsionadas pelo avanço da internet e das tecnologias, iniciativas independentes nasceram na era digital. Considerando esse contexto, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: quais as características do jornalismo de startup praticado pelos negócios nativos digitais no Brasil? Para responder a essa questão, utilizamos como metodologias análises bibliográfica, documental e de conteúdo, com base em uma amostra de 24 organizações nativas digitais de jornalismo presentes no relatório Ponto de Inflexão Internacional (SEMBRAMEDIA, 2021). A partir da pré-análise da nossa amostra, estabelecemos a hipótese de que o jornalismo de startup praticado pelos negócios nativos digitais no Brasil possui como característica a atuação em defesa de alguma causa. Para verificar essa hipótese e responder ao nosso problema de pesquisa, tivemos como principais referências teóricas Ries (2012), Blank e Dorf (2014), Thiel (2014), Bertocchi (2017), Becker e Waltz (2017), Cook e Sirkkunen (2012; 2013), Nicholls (2018), Haque (2009) e Almeida (2015). Como principais conclusões, identificamos que 67% das organizações presentes na nossa amostra defende uma causa. Também identificamos que as organizações que atuam em defesa de uma causa possuem modelos de negócios que buscam financiar a independência editorial, tendo como principais fontes de renda doações, parcerias, subvenções e crowdfunding
Over recent decades, the journalism economic crisis has reconfigured the market and its professional practices. Driven by the advancement of the internet and technologies, independent initiatives were born in the digital age. Considering this context, the present work deals with the research problem: what are the characteristics of startup journalism practiced by digital native businesses in Brazil? To answer this question, we used bibliographic, documentary, and content analyses as methodologies, based on a sample of 24 native digital journalism organizations present in the International Inflection Point report (SEMBRAMEDIA, 2021). From the pre-analysis of our sample, we established the hypothesis that the startup journalism practiced by digital native businesses in Brazil is characterized by acting in defense of some cause. To verify this hypothesis and answer our research problem, we had as main theoretical references Ries (2012), Blank and Dorf (2014), Thiel (2014), Bertocchi (2017), Becker and Waltz (2017), Cook and Sirkkunen (2012; 2013), Nicholls (2018), Haque (2009), and Almeida (2015). As main conclusions, we identified that 67% of the organizations present in our sample defend a cause. We also identified that organizations that act in defense of a cause have business models that seek to finance editorial independence, with donations, partnerships, grants and crowdfunding as their main sources of income
URI: https://hdl.handle.net/10923/25990
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