Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25990
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dc.contributor.advisorNunes, Ana Cecília Bisso-
dc.contributor.authorPereira, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-24T13:23:25Z-
dc.date.available2024-04-24T13:23:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/25990-
dc.description.abstractNas últimas décadas, a crise econômica do jornalismo reconfigurou o mercado e as práticas profissionais. Impulsionadas pelo avanço da internet e das tecnologias, iniciativas independentes nasceram na era digital. Considerando esse contexto, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: quais as características do jornalismo de startup praticado pelos negócios nativos digitais no Brasil? Para responder a essa questão, utilizamos como metodologias análises bibliográfica, documental e de conteúdo, com base em uma amostra de 24 organizações nativas digitais de jornalismo presentes no relatório Ponto de Inflexão Internacional (SEMBRAMEDIA, 2021). A partir da pré-análise da nossa amostra, estabelecemos a hipótese de que o jornalismo de startup praticado pelos negócios nativos digitais no Brasil possui como característica a atuação em defesa de alguma causa. Para verificar essa hipótese e responder ao nosso problema de pesquisa, tivemos como principais referências teóricas Ries (2012), Blank e Dorf (2014), Thiel (2014), Bertocchi (2017), Becker e Waltz (2017), Cook e Sirkkunen (2012; 2013), Nicholls (2018), Haque (2009) e Almeida (2015). Como principais conclusões, identificamos que 67% das organizações presentes na nossa amostra defende uma causa. Também identificamos que as organizações que atuam em defesa de uma causa possuem modelos de negócios que buscam financiar a independência editorial, tendo como principais fontes de renda doações, parcerias, subvenções e crowdfundingpt_BR
dc.description.abstractOver recent decades, the journalism economic crisis has reconfigured the market and its professional practices. Driven by the advancement of the internet and technologies, independent initiatives were born in the digital age. Considering this context, the present work deals with the research problem: what are the characteristics of startup journalism practiced by digital native businesses in Brazil? To answer this question, we used bibliographic, documentary, and content analyses as methodologies, based on a sample of 24 native digital journalism organizations present in the International Inflection Point report (SEMBRAMEDIA, 2021). From the pre-analysis of our sample, we established the hypothesis that the startup journalism practiced by digital native businesses in Brazil is characterized by acting in defense of some cause. To verify this hypothesis and answer our research problem, we had as main theoretical references Ries (2012), Blank and Dorf (2014), Thiel (2014), Bertocchi (2017), Becker and Waltz (2017), Cook and Sirkkunen (2012; 2013), Nicholls (2018), Haque (2009), and Almeida (2015). As main conclusions, we identified that 67% of the organizations present in our sample defend a cause. We also identified that organizations that act in defense of a cause have business models that seek to finance editorial independence, with donations, partnerships, grants and crowdfunding as their main sources of incomeen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJORNALISMO DE STARTUPpt_BR
dc.subjectNATIVOS DIGITAISpt_BR
dc.subjectDEFESA DE CAUSASpt_BR
dc.subjectJORNALISMO DE NICHOpt_BR
dc.titleJornalismo de startup no Brasil : análise das características dos negócios jornalísticos nativos digitaispt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2022/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
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