Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/25879
Tipo: doctoralThesis
Título: Luiza Trajano em revista: reflexões sobre a relação entre a reputação de uma CEO brasileira e a reputação corporativa
Autor(es): Marques, Juliana Vale
Orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO
Resumen: O século XXI é a era da desconfiança e, consequentemente, a reputação se tornou um dos principais riscos das empresas. Segundo metodologias e pesquisas globais de mercado como a RepTrak® Pulse e a CEO RepTrak®, a Reputação do CEO impacta a Reputação Corporativa. Esta tese buscou entender o papel da liderança na construção da reputação, tendo como questão central: como se dá a relação entre a Reputação do CEO e a reputação da empresa que ele representa? Para analisar a interface entre esses dois construtos no contexto brasileiro, optamos pela Hermenêutica em Profundidade proposto por John Thompson (2011, 1995) e pela realização de levantamentos bibliográfico e documental (GIL, 2014). Nesta pesquisa, analisamos as representações sobre a empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, ex-CEO e atual presidente do Conselho do Magazine Luiza, tendo em vista a sua relevância e visibilidade no cenário empresarial nacional. Consolidamos os resultados de pesquisas de mensuração de Reputação Corporativa e de Reputação do CEO publicadas por revistas e jornais no Brasil, a partir de avaliação de diversos públicos, e discutimos a relação entre a reputação da referida CEO e a reputação do Magazine Luiza com base na análise das matérias de capa de revistas de negócios (Exame e IstoÉ Dinheiro) de 2000 a 2022, aprofundando na dimensão Liderança. Concluímos que as trajetórias públicas do Magazine Luiza e de Luiza Trajano estão intrinsicamente ligadas, assim como a Reputação Corporativa e a Reputação da CEO, corroborando a grande maioria dos autores de referência.
The twenty-first century is the era of mistrust and, consequently, Reputation has become one of the main risks of companies. According to global market methodologies and researches such as RepTrak® Pulse and CEO RepTrak®, the CEO Reputation impacts Corporate Reputation. This research sought to understand the role of leadership in building reputation. The main question is: how is the relationship between the Reputation of the CEO and the reputation of the company that they represent? To analyze the interface between these two constructs in the Brazilian context, we opted for the Depth Hermeneutics proposed by John Thompson (2011, 1995) and for carrying out bibliographic and documentary researches (GIL, 2014). In this research, we analyzed the representations about businesswoman Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, former CEO and current chairwoman of the board of Magazine Luiza, in view of her relevance and visibility in the Brazilian corporate landscape visibility. Thus, we consolidate the results of Corporate and CEO Reputation measurement surveys published by magazines and newspapers in Brazil, from the evaluation of several audiences, and we discussed the relationship between the Reputation of the aforementioned CEO and the Reputation of Magazine Luiza based on the analysis of the cover stories of business magazines (Exame and IstoÉ Dinheiro) from 2000 to 2022, deepening the Leadership dimension. We conclude that the public trajectories of Magazine Luiza and Luiza Trajano are intrinsically linked, as well as the Corporate Reputation and Reputation of the CEO, corroborating the vast majority of reference authors.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25879
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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