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dc.contributor.advisorSilva, Juremir Machado da
dc.contributor.authorSilva, Wagner Machado da
dc.date.accessioned2023-04-19T12:11:09Z-
dc.date.available2023-04-19T12:11:09Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24817-
dc.description.abstractEncravada na grande área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, nas Ciências da Comunicação e aliada ao binômio Raça e Educação, a presente tese se justifica pela alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu, assim como na graduação e no mercado comunicacional, reflexo da manutenção dos privilégios e da ausência de políticas públicas para reduzir séculos de silenciamento e invisibilidade. Com o intuito de encontrar resposta à questão central, tornou-se indispensável mapear quem são os doutores e doutorandos para descobrir um pouco da história de vida dos que romperam a barreira estrutural, concluíram (ou estão em processo de conclusão) a pós-graduação stricto sensu e compreender se essa presença ínfima é produzida ou não pelo racismo. Entre os objetivos específicos, destacam-se: conhecer o percurso acadêmico; examinar a inserção, ou não, deles no mercado de trabalho; se as atividades desenvolvidas têm sido compatíveis com a graduação ou área de formação titulada e como são afetados pela discriminação racial; e se a presença deles na academia tensiona para a mudança do fazer comunicacional.As ideias do autor Muniz Sodré deram sustentação teórica para discutir as categorias comunicação, raça e educação, com as contribuições de Kabengele Munanga e Paulo Freire. O procedimento metodológico, aliado ao conceito de afronarrativa, ocorreu por meio de atividades remotas, por teleconferência, em virtude do distanciamento social provocado pela pandemia da covid-19: entrevistas semiestruturadas realizadas com dois doutores e dois estudantes do doutorado das quatro universidades que têm Programa de Pós-Graduação em Comunicação no Rio Grande do Sul. Por fim, é necessário e tardio romper o racismo estrutural e promover a diversidade no ambiente acadêmico. Para tanto, é fundamental o fortalecimento efetivo da educação antirracista, assim como o reconhecimento da relação entre o silenciamento dos povos subalternizados e o eurocentrismo do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstracten_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectRACISMOpt_BR
dc.subjectPÓS-GRADUAÇÃO - ENSINOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA cor do conhecimento: afronarrativas, racismos, reexistências e (in)visibilidade dos doutorandos e doutores negros nos programas de pós-graduação em comunicação do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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