Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24718
Tipo: doctoralThesis
Título: Modeling an empathetic embodied conversational agent
Autor(es): Knob, Paulo Ricardo
Orientador: Musse, Soraia Raupp
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PERCEPÇÃO FACIAL
SIMULAÇÃO POR COMPUTADOR
AGENTE INTELIGENTE (SOFTWARE)
INFORMÁTICA
Resumen: A empatia pode ser vista como um comportamento sócio-emocional complexo, que é resultado da interação entre tanto dispositivos cognitivos como afetivos e é responsável pelo fato de uma pessoa ser capaz de identificar e imitar emoções de outras pessoas, por exemplo. Além disso, a memória humana é uma ferramenta poderosa que permite a cada pessoa armazenar e recuperar informações sobre quase tudo o que acontece em sua vida. Equipar um agente conversacional incorporado (ECAs) com a capacidade de empatia, assim como outros recursos como memória, podem ajudar a tornar a interação com seres humanos mais fácil e natural. Este trabalho tem como objetivo propor e construir um agente conversacional empático dotado de uma memória similar à humana. Além de poder conversar com uma pessoa, é também capaz de mostrar certa extensão de empatia por essa pessoa. Além disso, este modelo dota o agente virtual com algumas outras habilidades, como reconhecer a pessoa com quem está conversando pela face e armazenar/recuperar informações com base em um modelo de memória humana. Alguns experimentos foram realizados para coletar informações quantitativas e qualitativas, as quais mostram que o modelo proposto funciona como pretendido. Finalmente, alguns caminhos para futuros trabalhos também são apresentados, esclarecendo o que está planejado ser feito para melhorar a qualidade deste trabalho.
Empathy can be seen as a complex socio-emotional behavior, which is a result from the interaction between both cognitive and affective devices and is responsible, for instance, for one person being able to identify and mimicry others emotion. Moreover, the human memory is a powerful tool which allows for each person to be able to store and retrieve information about almost everything that happens. Equipping an embodied conversational agent (ECAs) with the ability of empathy, as well other features like memory, can help to make the interaction with humans smoother and more natural. This work aims to propose and build an empathetic conversational agent endowed with a human-like memory. Besides being able to chat with a person, it is also able to show some extent of empathy by such person. Also, this model endow the virtual agent with a few other abilities, like recognizing the person it is talking to by its face and store/retrieve information based on a human memory model. Some experiments were conducted to gather both quantitative and qualitative information, which show that the proposed model works as intended. Finally, a few avenues for future work are also presented, elucidating what it is planned to do aiming to improve the quality of this work.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24718
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503822-Texto+completo-0.pdfTexto completo11,45 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.