Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24519
Tipo: masterThesis
Título: Algoritmos na sociedade da exposição: um estudo de caso sobre o mecanismo comercial de busca do Google
Autor(es): Elesbão, Ana Clara Santos
Orientador: Amaral, Augusto Jobim do
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: CRIMINOLOGIA
ALGORITMOS
GOOGLE
DIREITO
Resumo: O presente trabalho assenta a abordagem em torno da temática privilegiada dos algoritmos, visando enfrentar o problema de saber: como os algoritmos criam condições de exposição desigual a situações discriminatórias assinaladas por marcadores de raça, classe e gênero? O objetivo do trabalho é, portanto, demonstrar o modo como os algoritmos operam contemporaneamente, notadamente os termos em que expressam vieses de raça, classe e gênero. Concebendo-se o dispositivo algorítmico que agencia multiplicidades em uma sociedade de tipo expositivo, aborda um estudo de caso específico, para explorar as particularidades que articula em seu entorno. O estudo de caso concentra-se uma das maiores e mais poderosas companhias de Internet da contemporaneidade, a saber, o Google, buscando compreender as lógicas discriminativas engendradas pelos algoritmos de classificação de informações em seu mecanismo comercial de busca. Por meio do conteúdo analisado, percebe-se que a lógica algorítmica sustenta e é sustentada por formas sociais, político-econômicas e tecnológicas que articulam novas práticas punitivas.
The present work is based on the approach around the privileged theme of algorithms, in line with the problem of knowing: how do the algorithms create conditions of unequal exposure to discriminatory situations marked by race, class and gender markers? The objective of the work is, therefore, to demonstrate the way in which the algorithms operate contemporaneously, notably the terms in which they express biases of race, class and gender. Conceiving the algorithmic device that manages multiplicities in an exhibition-type society, it addresses a specific case study, to explore the particularities that it articulates in its surroundings. The case study focuses on one of the largest and most powerful Internet companies of today, Google, seeking to understand the discriminative logics engendered by the information classification algorithms in its commercial search engine. Through the analyzed content, it is noticed that the algorithmic logic supports and is supported by social, political-efficient and technological forms that articulate new punitive practices.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24519
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