Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24316
Tipo: masterThesis
Título: As relíquias eram a virtus: objetos religiosos e agência no discurso jesuítico das Cartas Ânuas - Província Jesuítica do Paraguai, Séculos XVII e XVIII
Autor(es): Sauter, Juliano
Orientador: Hilbert, Klaus
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: JESUÍTAS - MISSÕES - PARAGUAI
RELÍQUIAS RELIGIOSAS
JESUÍTAS - HISTÓRIA
Resumen: Os jesuítas foram importantes promotores do culto às relíquias, restos mortais de santos e santas reverenciados pelos cristãos desde a Antiguidade. Na Província Jesuítica do Paraguai, tais artefatos integraram um conjunto de objetos religiosos constantemente utilizados em práticas curativas. Entendida como fonte de poderes sobrenaturais, cada relíquia continha a virtus, uma energia espiritual que conservava a força vital do santo após sua morte. Historiadores argumentam que, no cotidiano, a relíquia era considerada o próprio santo. A proposta deste trabalho é problematizar os conceitos historiográficos de relíquia e de virtus, realizando uma investigação de orientação empírica no contexto meridional da América Espanhola do século XVIII. A documentação é composta predominantemente de Cartas Ânuas e a abordagem teórica é interdisciplinar, ao utilizar aportes da antropologia, como a noção de agência, segundo Alfred Gell. Abordo as relíquias como mediadoras de ações e relações sociais, analisando relatos selecionados e o conteúdo do discurso. Entre os resultados, destaca-se uma reformulação do conceito de virtus.
The Jesuits were important promoters of the cult of relics, the mortal remains of saints revered by Christians since Antiquity. In Província Jesuítica do Paraguai, those artefacts integrated a set of religious objects frequently utilized in practices of healing. Understood as a source of supernatural powers, each relic contained the virtus, a spiritual energy which conserves the vital force of the saint after his death. Historians argue that, in everyday life, the relic was considered to be the saint himself. A purpose of this work is to problematize the historiographic concepts of relic and virtus, proposing an investigation empirically oriented, in the context of southern Spanish America in the eighteenth century. The documentation is composed of predominantly Cartas Ânuas and offers a interdisciplinary approach, making use of anthropology, as for the notion of agency, from Alfred Gell. I approach the relics as mediators of actions and social relations, analysing selected sources and the contents of the speech. Among the results, stands out the reformulation of the concept of virtus.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24316
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000503893-Texto+completo-0.pdfTexto completo864,95 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.