Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24316
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dc.contributor.advisorHilbert, Klaus
dc.contributor.authorSauter, Juliano
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:57Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:57Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24316-
dc.description.abstractOs jesuítas foram importantes promotores do culto às relíquias, restos mortais de santos e santas reverenciados pelos cristãos desde a Antiguidade. Na Província Jesuítica do Paraguai, tais artefatos integraram um conjunto de objetos religiosos constantemente utilizados em práticas curativas. Entendida como fonte de poderes sobrenaturais, cada relíquia continha a virtus, uma energia espiritual que conservava a força vital do santo após sua morte. Historiadores argumentam que, no cotidiano, a relíquia era considerada o próprio santo. A proposta deste trabalho é problematizar os conceitos historiográficos de relíquia e de virtus, realizando uma investigação de orientação empírica no contexto meridional da América Espanhola do século XVIII. A documentação é composta predominantemente de Cartas Ânuas e a abordagem teórica é interdisciplinar, ao utilizar aportes da antropologia, como a noção de agência, segundo Alfred Gell. Abordo as relíquias como mediadoras de ações e relações sociais, analisando relatos selecionados e o conteúdo do discurso. Entre os resultados, destaca-se uma reformulação do conceito de virtus.pt_BR
dc.description.abstractThe Jesuits were important promoters of the cult of relics, the mortal remains of saints revered by Christians since Antiquity. In Província Jesuítica do Paraguai, those artefacts integrated a set of religious objects frequently utilized in practices of healing. Understood as a source of supernatural powers, each relic contained the virtus, a spiritual energy which conserves the vital force of the saint after his death. Historians argue that, in everyday life, the relic was considered to be the saint himself. A purpose of this work is to problematize the historiographic concepts of relic and virtus, proposing an investigation empirically oriented, in the context of southern Spanish America in the eighteenth century. The documentation is composed of predominantly Cartas Ânuas and offers a interdisciplinary approach, making use of anthropology, as for the notion of agency, from Alfred Gell. I approach the relics as mediators of actions and social relations, analysing selected sources and the contents of the speech. Among the results, stands out the reformulation of the concept of virtus.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectJESUÍTAS - MISSÕES - PARAGUAIpt_BR
dc.subjectRELÍQUIAS RELIGIOSASpt_BR
dc.subjectJESUÍTAS - HISTÓRIApt_BR
dc.titleAs relíquias eram a virtus: objetos religiosos e agência no discurso jesuítico das Cartas Ânuas - Província Jesuítica do Paraguai, Séculos XVII e XVIIIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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