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dc.contributor.advisorSampaio, Cláudio Hoffmann
dc.contributor.authorMelo, Bruna Silva de
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:56Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:56Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24309-
dc.description.abstractA cocriação de valor vem buscando respostas em estudos científicos para reforçar a importância do serviço focado nas habilidades e conhecimentos dos clientes, gerando criação conjunta de valor. Em ambientes acadêmicos, por exemplo, a cocriação vem sendo abordada de diversas perspectivas; em suma, o interesse é evidenciar que, quando os acadêmicos participam de forma ativa do processo de aprendizagem, a cocriação acontece. Estudos no campo das motivações de aprendizado explicam os motivos que conduzem os acadêmicos ao aprendizado efetivo. A teoria da autodeterminação explica as motivações extrínsecas e intrínsecas de acadêmicos, demonstrando como o continuum do aprendizado mais ou menos autônomo interfere em suas motivações. Explica ainda que as motivações extrínsecas geram menor autonomia dos acadêmicos no processo de aprendizagem e que as motivações intrínsecas geram maior autonomia. Essas motivações têm sido estudadas sob a perspectiva da influência na motivação para empreender, mas têm sido obtidos resultados que não colaboram para as intenções das instituições de fomentar o empreendedorismo.Embora os ambientes acadêmicos sejam voltados ao desenvolvimento empreendedor, os acadêmicos refutam essa possibilidade e, quando empreendem, fazem-no por motivos externos à universidade. Na busca por preencher a lacuna entre essas motivações, e utilizando método quantitativo, uma pesquisa foi aplicada a 426 acadêmicos de uma escola de negócios de Porto Alegre (RS). O objetivo foi avaliar o efeito da cocriação na relação entre as motivações extrínsecas e intrínsecas e a motivação para empreender. Os resultados indicam boas relações entre os construtos e boa capacidade explicativa do modelo. A moderação evidenciou resultados ainda não encontrados na literatura, sobretudo no que tange à relação entre motivações intrínsecas e motivação para empreender. Com esses resultados, lacunas foram preenchidas, o que contribui para a área de Marketing e para aplicações nos ambientes de ensino de escolas de negócios que visam ao desenvolvimento do empreendedorismo.pt_BR
dc.description.abstractThe value co-creation has been seeking answers in scientific studies to reinforce the importance of the service focused on customer's skills and knowledge, generating joint value creation. In academic environments, for instance, the co-creation has been addressed from different perspectives; all things considered, the desire is to show that, when academics actively participate in the learning process, the co-creation happens. Studies on the field of learning motivations explain the motives that conduct academics for effective learning. The self-determination theory describes the extrinsic and intrinsic motivations of academics, demonstrating how the continuum of mostly autonomous learning interferes with their motivations. It further explains that extrinsic motivations generate less autonomy for academics in the learning process and intrinsic motivations generate greater autonomy. These motivations have been studied from the perspective of influence on entrepreneurial motivation, but the results that have been obtained do not contribute to the intentions of institutions of fomenting entrepreneurship.Although academic environments are aimed toward the development of entrepreneurship, academics refute this possibility and, when they endeavor on entrepreneurship, they do so for motives outside the university. In the quest to fill the gap between these motivations, and using a quantitative method, a survey was applied to 426 academics from a business school in Porto Alegre (RS). The goal was to evaluate the effect of co-creation on the relationship between extrinsic and intrinsic motivations and on entrepreneurial motivation. The results indicate good relationships among the constructs and a good explanatory capacity of the model. The moderation showed results not yet found in the literature, especially regarding the relationship between intrinsic motivations on entrepreneurial motivation. With these results, gaps were filled, which contribute to the Marketing area and the applicability in the teaching environments of business schools that aim the development of entrepreneurship.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMOTIVAÇÃO (ADMINISTRAÇÃO)pt_BR
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.titleO efeito moderador da cocriação de valor na relação entre motivação de aprendizagem autodeterminada e motivação para empreender: um estudo em ambientes educacionais de ensino superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Negóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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