Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24212
Tipo: masterThesis
Título: Os NPCS de vampyr: a simulação social em jogos digitais narrativos
Autor(es): Rypl, Victor Ramires
Orientador: Pase, André Fagundes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: RPG (JOGOS)
JOGOS ELETRÔNICOS
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: Este trabalho de pesquisa busca entender como sistemas de simulação social são utilizados em jogos digitais narrativos single-player, através do funcionamento dos non-player characters (NPCs), amparado em uma análise do game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento dos NPCs, suas capacidades sociais e os diferentes tipos de representações sociais dentro dos jogos digitais. A metodologia escolhida para a análise de Vampyr foi a Análise de Blocos, de Clara Fernandez-Vara, criada especificamente para os jogos, e que permite entender como diferentes elementos da linguagem se relacionam. Os resultados evidenciaram o papel fundamental dos NPCs no aprofundamento da narrativa e na criação do mundo do jogo. A estrutura da simulação social potencializa a capacidade do jogo de desenvolver os temas escolhidos pelos desenvolvedores, dependente dos verbos e ações disponibilizadas ao jogador, demonstrando a possível importância deste tipo de mecânica e da linguagem dos jogos para o campo da comunicação.
This research aims to understand how social simulation systems are utilized in single player narrative digital games, through the functioning of the non-player characters (NPCs), supported by an analysis of the game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). This work is aided by a bibliography review on the development of non-player characters (NPCs), their social skills and different social representations within games.The chosen methodology for this analysis was the building blocks method suggested by Clara Fernandez-Cara, developed specifically for games, which allows one to understand how different elements of the language relate to one another. The results show the fundamental role NPCs play in deepening the narrative and the creation of the game’s world. The structure social simulation provides also enhances the game’s capacity of expanding the themes selected by the developers, showing the potential this mechanic and games as a whole have in contributing to the communications field.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24212
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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