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dc.contributor.advisorPase, André Fagundes
dc.contributor.authorRypl, Victor Ramires
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:30Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24212-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa busca entender como sistemas de simulação social são utilizados em jogos digitais narrativos single-player, através do funcionamento dos non-player characters (NPCs), amparado em uma análise do game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento dos NPCs, suas capacidades sociais e os diferentes tipos de representações sociais dentro dos jogos digitais. A metodologia escolhida para a análise de Vampyr foi a Análise de Blocos, de Clara Fernandez-Vara, criada especificamente para os jogos, e que permite entender como diferentes elementos da linguagem se relacionam. Os resultados evidenciaram o papel fundamental dos NPCs no aprofundamento da narrativa e na criação do mundo do jogo. A estrutura da simulação social potencializa a capacidade do jogo de desenvolver os temas escolhidos pelos desenvolvedores, dependente dos verbos e ações disponibilizadas ao jogador, demonstrando a possível importância deste tipo de mecânica e da linguagem dos jogos para o campo da comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how social simulation systems are utilized in single player narrative digital games, through the functioning of the non-player characters (NPCs), supported by an analysis of the game Vampyr (Dontnod Entertainment, Focus Home Interactive, 2018). This work is aided by a bibliography review on the development of non-player characters (NPCs), their social skills and different social representations within games.The chosen methodology for this analysis was the building blocks method suggested by Clara Fernandez-Cara, developed specifically for games, which allows one to understand how different elements of the language relate to one another. The results show the fundamental role NPCs play in deepening the narrative and the creation of the game’s world. The structure social simulation provides also enhances the game’s capacity of expanding the themes selected by the developers, showing the potential this mechanic and games as a whole have in contributing to the communications field.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectRPG (JOGOS)pt_BR
dc.subjectJOGOS ELETRÔNICOSpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleOs NPCS de vampyr: a simulação social em jogos digitais narrativospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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