Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/24045
Type: Thesis
Title: O desenvolvimento do pensar crítico e o diálogo vivo : possibilidades de uma pedagogia hermenêutica
Author(s): Blanco, Enrique Sérgio
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Issue Date: 2023
Keywords: Pedagogia hermenêutica
Hermenêutica filosófica
Diálogo vivo
Pensar crítico
Abstract: Esta tese parte da possibilidade de construir uma relação dialógica entre educador e educando mediada pela problematização – uma experiência possível de ensino e de aprendizagem contextualizada em sala de aula pela prática do diálogo vivo. Busco, assim, estabelecer uma práxis pedagógica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, especificamente no que diz respeito à prática do jogo dialógico de perguntas e respostas em sala de aula, como forma de contribuir para o desenvolvimento do pensar crítico dos estudantes, tendo em vista a contextualização de suas próprias vivências pessoais sob a ótica da problematização. Para tanto, busco compreender: o que significa pensar criticamente? Como é possível desenvolver o pensar crítico em sala de aula? O desenvolvimento do pensar crítico pode contribuir para deliberações e decisões éticas por parte dos sujeitos? Tais questionamentos representam a base desta pesquisa e são respondidos a partir da análise de minha prática docente efetivada em uma instituição de ensino, durante os Estágios Supervisionados no Ensino de Filosofia, do Curso de Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Este percurso está registrado nos Relatórios dos Estágios no Ensino de Filosofia, com as descrições textuais dos acontecimentos ocorridos antes, durante e após as aulas, acompanhadas de minhas reflexões sobre os processos de ensino e de aprendizagem e dos relatos diretos dos estudantes e de suas participações. Desse modo, a metodologia desta tese tem uma abordagem exploratória baseada na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, especificamente, no círculo hermenêutico, como estrutura de compreensão e interpretação. Desenvolvo uma compreensão hermenêutica em relação ao que foi experienciado durante o período da Licenciatura em Filosofia, analisando os caminhos percorridos por mim e pelos estudantes, com nossos depoimentos e reflexões acerca dos processos de sala de aula, registrados nos Relatórios dos Estágios Supervisionados. Essa compreensão permitiu-me elaborar possíveis linhas de atuação docente em sala de aula, baseadas no diálogo de perguntas e respostas, como propõe a hermenêutica filosófica da Hans-Georg Gadamer e a pedagogia hermenêutica de Hans-Georg Flickinger. O processo de desenvolvimento desta tese está elaborado em três momentos, por meio da estrutura do círculo hermenêutico: i) Esclareço minha situação hermenêutica, a partir de minha pré-estrutura de compreensão acerca desta pesquisa e busco compreender o que significa pensar criticamente, tendo por base a prática do diálogo vivo de perguntas e respostas; ii) Analiso as práticas em sala de aula ocorridas no período dos Estágios Supervisionados em Filosofia, à luz da hermenêutica filosófica, por meio dos registros, depoimentos e reflexões dos estudantes e de minhas reflexões e planejamentos ocorridos antes, durante e após os encontros. Investigo se essas práticas podem estar relacionadas à proposta de uma pedagogia hermenêutica como possibilidade de desenvolvimento do pensar crítico em sala de aula; iii) Proponho possíveis linhas de atuação docente em sala de aula, baseadas no jogo do diálogo vivo de perguntas e respostas, como possibilidade de desenvolvimento do pensar crítico como forma de contribuir para que os estudantes possam compreender as implicações éticas práticas decorrentes da reelaboração de seus valores, crenças pessoais, pré-conceitos e pré-juízos.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24045
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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