Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/19109
Tipo: doctoralThesis
Título: Construção de indicadores socioeducativos a partir da experiência museal no programa escola-ciência do museu de ciências e tecnologia da PUCRS
Autor(es): Giglio, Roberta
Orientador: Ferraro, José Luis Schifino
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MUSEU DE CIÊNCIAS - RIO GRANDE DO SUL
APRENDIZAGEM
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CIÊNCIAS - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente estudo teve como objetivo identificar os possíveis impactos socioeducativos do PROESC (Programa Escola-Ciência), promovido pelo MCT-PUCRS (Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS) em comunidades escolares e centros sociais participantes. Nesse sentido, buscou construir indicadores socioeducativos por meio de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo do tipo Estudo de Caso. Para a coleta de dados, foram utilizados primeiramente os relatórios de visitação do quadriênio (2016-2019) das instituições participantes do PROESC, bem como os comentários – falas dos educadores presentes nos relatórios do ano de 2019. Ainda, foram aplicados questionários aos educadores participantes do programa no ano de 2019. Sendo assim, os sujeitos da pesquisa foram os professores/educadores das escolas e centros sociais contemplados pelo PROESC. Todos os dados foram confrontados por meio de uma triangulação (relatórios de visitação, falas dos educadores e questionários) no sentido de materializarmos – a partir de indicadores produzidos por esta análise – os impactos do Programa nas escolas e centros sociais. Na presente pesquisa, foi utilizado como método de análise de dados a Análise Textual Discursiva (ATD).A partir da análise dos dados foram produzidos indicadores que fundamentam e evidenciam os aspectos do PROESC considerados relevantes em termos socioeducativos. Observou-se que os indicadores como a “Relatórios de pós-visita referente ao PROESC”; “Engajamento dos educandos nas atividades educativas”; “Interação dos educadores e educandos com a equipe de mediação”; “Aprofundamentos de aspectos científicos e museais a partir da participação dos educadores na atividade de pré-visita”; “Experenciação por meio da interação com objetos museais” e “Conteúdo da área expositiva com linguagem acessível e dinâmica”, evidenciam como as atividades do PROESC possibilitam uma visão direcionada a elementos que podem contribuir para o aprimoramento da experiência museal relacionada à educação em ciências, cujo potencial diz respeito a uma influência positiva relacionada à elaboração, à organização e à colocação em prática de outros programas/projetos sociais que são – ou podem ser – planejados em espaços de educação não formal como o próprio MCT-PUCRS. Estes elementos vêm a confirmar a tese quanto ao impacto desses indicadores na experiência museal das instituições que realizam visitas de estudo ao Museu; e que a mesma se torna efetiva a partir do despertar para o conhecimento científico, da contextualização e da produção de novos entendimentos sobre a ciência e das relações afetivas que ocorrem nesse espaço, ao longo do processo educativo.
The present study aimed to identify possible socio-educational impacts of PROESC, promoted by MCT-PUCRS in participating school communities and social centers. In this sense, it sought to answer what are the possible socio-educational impacts through a Case Study as qualitative approach. For data collection, primarily were analyzed four year of visitation reports (2016-2019) filled by the institutions representatives who participated in PROESC, as well as the comments – speeches from educators present in the reports of the 2019. In addition, questionnaires were applied to a group of educators who participated in the Program during 2019. Therefore, the research subjects were teachers/educators from schools and social centers covered by PROESC. All data were compared through a triangulation (visitation reports, educator’s speeches and questionnaires) in order to materialize – based on indicators produced by this analysis – possible impacts of the Program on schools and social centers. In the present research, Discursive Text Analysis (ATD) was used as the data analysis method. From the analysis of the data, indicators were produced that substantiate and highlight the aspects of PROESC considered relevant in socio-educational terms. It was observed that indicators such as “Post-visit reports referring to PROESC”;.“Engagement of students in educational activities”; “Interaction between educators and students with the mediation team”; “Deepening of scientific and museal aspects based on the participation of educators in the pre-visit activity”; “Experiencing through interaction with museum objects'' and “Content of the exhibition area with accessible and dynamic language”, show how PROESC’s activities enable a vision directed to elements that can contribute to the improvement of the museum experience related to science education, whose potential relates to a positive influence in terms of elaboration, organization and implementation of other social programs/projects that are - or can be - planned in non-formal education spaces such as MCT-PUCRS. These elements confirm the thesis that there is an impact on the institutions which use to offer to their students the possibility to visit the Museum; and that it becomes effective from a museum experience lived from the awakening to scientific knowledge, from the contextualization of production of new understandings about science and from affective relations that happen in this space, throughout the educational process.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19109
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000500872-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,13 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.