Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/17509
Type: doctoralThesis
Title: 
Author(s): Modelski, Daiane
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2021
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA DIGITAL
EPIDEMIAS
EDUCAÇÃO
Abstract: O contexto contemporâneo, especialmente o estabelecido pela pandemia COVID-19, gerou diversas emergências e desafios para o ecossistema educacional, especialmente no tocante à formação docente continuada. Vive-se em um mundo digital, estabeleceu-se uma cultura digital e, por conseguinte, consolida-se a indispensabilidade de uma educação digital. Logo, um problema que se faz emergente é auxiliar docentes que atuam em instituições educacionais a desenvolverem essas novas competências associadas à inteligência digital. E, para tal, são necessários espaços para formação docente em diferentes formatos, gerando assim mais um desafio/oportunidade para os gestores que atuam em instituições de educação básica melhorarem a formação dos seus alunos e impulsionarem o processo de inovação escolar. A formação docente continuada ocorre de formas distintas, conforme a proposta pedagógica de cada instituição. No entanto, se essa formação for entendida como um espaço de experimentação, como proposto neste estudo, é permitido o pensar estratégico como, por exemplo, espaços planejados que possibilitem a implementação de propostas metodológicas pilotos e o compartilhamento de experiências.Desse modo, considerando esse contexto, esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Que ações devem ser estrategicamente consideradas pela Escola para criar e estabelecer espaços de experimentação pedagógica, a fim de auxiliar docentes a criarem/testarem práticas pedagógicas, considerando a migração do ensino presencial para ensino remoto? Sob essa ótica, esta investigação se caracteriza como abordagem qualitativa, usando como procedimento a da pesquisa-ação, sendo essa realizada em narrativa da pesquisadora, identificando elementos essenciais no processo de formação docente continuada em serviço. Os sujeitos foram professores do Fundamental II e Ensino Médio de uma Escola de educação básica privada do município de Porto Alegre, a qual busca implantar mudanças no âmbito das práticas pedagógicas inovadoras. Como resultado principal desta investigação, são fornecidos elementos relacionados ao planejamento e a organização para elaboração de estruturas de referências na formação docente continuada que permitam fomentar o desenvolvimento de competências relacionadas à docência no contexto da cibercultura.
The contemporary, specially the COViD-19 pandemy context, has generated several emergencies and challenges for the educational ecosystem, especially about continuing teacher education. We live in a digital world, with a digital culture established, and digital education is needed. Therefore, the emerging problem is to assist teachers who work in educational institutions, to develop these new skills associated with digital intelligence. Moreover, we need teacher education spaces in different formats, thus creating another challenge/opportunity for managers who work in primary education institutions to improve their students' training and boost the school innovation process. Continuing teacher education takes place in different ways, according to the pedagogical proposal of each institution.However, if we consider it as a space for experimentation, as proposed in this study, it allows strategic thinking as, for example, planned spaces that allow the implementation of pilot methodological proposals and the sharing of experiences. In this context, this research sought to answer the following question: "What actions should be strategically considered, by the School, to create and establish pedagogical experimentation spaces in order to assist teachers to create/test pedagogical practices from face2face to remote classes? The investigation is characterized as a qualitative approach, using action research as a procedure, which is carried out in the researcher's narrative, identifying essential elements in continuing teacher education in service. The subjects were Elementary School and High School teachers from a private primary education school in Porto Alegre, which seeks to implement changes in the scope of innovative pedagogical practices. As the main result of this investigation, we provide elements for elaborating reference structures in continuing teacher education that foster the development of skills related to teaching in the context of cyberculture.
URI: https://hdl.handle.net/10923/17509
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