Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/16702
Tipo: masterThesis
Título: Material didático digital em plataforma de educação on-line: um estudo de caso em escola confessional de educação básica
Autor(es): Cardoso, Gilson de Oliveira
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, foi embasada por uma abordagem fenomenológica, desenvolvida através de abordagem qualitativa/exploratória e apoiada num estudo de caso em escola de Educação Básica da cidade de Porto Alegre, de capital privado, confessional e ligada a uma congregação religiosa que possui uma rede de escolas no Brasil. O referencial teórico contempla temas como: cibercultura, tecnologias da informação e comunicação, ubiquidade e formação docente. Observa-se, a partir da consolidação das ofertas de educação on-line, a adoção de abordagens híbridas para a organização dos espaços educacionais. Desta forma, emerge a necessidade de (re) pensar e adaptar os materiais impressos para versões digitais e a possibilidade de produção diretamente no formato digital. A temática envolvendo plataformas on-line integradoras de material didático digital na Educação Básica foi escolhida por sua relevância na discussão atual sobre Tecnologias Digitais num cenário em transformação cultural, no qual se destacam elementos da cibercultura e da ubiquidade.
This research, linked to the Postgraduate Program in Education of the School of Humanities of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul - PUCRS, in the research line Training, Policies and Practices in Education was based on a phenomenological approach, developed through qualitative/exploratory approach and supported by a case study in a Basic Education school in the city of Porto Alegre, a private capital, confessional and linked to a religious congregation which has a network of schools in Brazil. The theoretical framework includes themes such as cyberculture, information and communication technologies, ubiquity and teacher training. It is observed, from the consolidation of online education offerings, the adoption of hybrid approaches to the organization of educational spaces. Thus, emerges the need for a rethink and adapt printed materials to digital versions and the possibility of production directly in digital format. The theme involving online platforms integrating digital teaching material in Basic Education was chosen for relevance in the current discussion about Digital Technologies in a changing the cultural setting, in which elements of cyberculture and ubiquity stand out. The purpose of this research is to investigate the constraints and difficulties perceived by teachers using digital teaching material from the implementation in 2014, related to the integration of Digital Teaching Material into an online platform, to be considered by them the primary source of material and information for the organization of the teaching process. Concerning data production instruments, a questionnaire, and semi-structured interviews were used.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16702
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000498291-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,13 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.