Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/16661
Tipo: masterThesis
Título: Desenvolvimento da habilidade de resolver problemas do campo conceitual das estruturas aditivas: proposta de intervenção em um espaço não formal de ensino
Autor(es): Vitali, Tamara Versteg
Orientador: Muller, Thaísa Jacintho
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito identificar de que forma as atividades desenvolvidas em um espaço não formal de ensino podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de resolver problemas do campo conceitual aditivo por um grupo de alunos. Tratando acerca do ensino de matemática, da Teoria dos Campos Conceituais, da resolução de problemas e dos espaços não formais de ensino, o estudo apresentado nesta dissertação tem seu alicerce teórico fundamentado em autores como NACARATO et. al. (2011), MAGINA et. al. (2008), NUNES et. al. (2009), VERGNAUD (2014), MOREIRA (2002), POLYA (1995), POZO (1998), VAN DE WALLE (2009), JACOBUCCI (2008), GOHN (2006), entre outros. Realizada em um espaço não formal de ensino da cidade de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul (RS) com uma turma que era formada por alunos que, no espaço formal de ensino, apresentavam-se regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa teve como participantes oito alunos e uma professora. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se uma lista de problemas em que constavam problemas correspondentes ao campo conceitual das estruturas aditivas – retomados individualmente após a resolução dessa lista –, uma lista de operações referentes aos algoritmos da adição e da subtração e observações de todos os encontros que ocorreram. A pesquisa, definida como sendo do tipo estudo de caso e utilizando-se do método da Análise de Conteúdo, teve seus instrumentos analisados a partir de uma abordagem qualitativa e tomou como base três categorias a priori, sendo elas: Resolvendo problemas a partir da manipulação de material concreto, Resolvendo problemas por meio de desenhos e Resolvendo problemas aritmeticamente.A partir dos resultados encontrados, conclui-se que as atividades desenvolvidas em um espaço não formal de ensino contribuem para o desenvolvimento da habilidade de resolver problemas do campo conceitual aditivo, uma vez que fazem o aluno pensar, estabelecer estratégias de resolução, resolver o problema utilizando-se das estratégias criadas e rever o que foi resolvido de modo a entender o que foi proposto, suscitando novos conhecimentos. Por fim, conclui-se que os alunos apresentaram um progresso considerável de suas habilidades matemáticas e mostraram o desenvolvimento de suas capacidades de discernimento acerca daquilo que estava sendo estudado, visto que foi perceptível a aprendizagem e a apropriação de conceitos matemáticos relacionados às operações aritméticas da adição e da subtração.
This research aims at identifying in which ways the activities developed in a non-formal teaching space may contribute to the development of the problem-solving ability in the additive conceptual field by a group of students. Approaching mathematical teaching, the Conceptual Field Theory, the problem solving and the non-formal teaching spaces, the study presented in this dissertation has its theoretical basis grounded in authors such as NACARATO et. al. (2011), MAGINA et. al. (2008), NUNES et. al. (2009), VERGNAUD (2014), MOREIRA (2002), POLYA (1995), POZO (1998), VAN DE WALLE (2009), JACOBUCCI (2008), GOHN (2006), among others. Performed in a non-formal teaching space in the city of Porto Alegre in the state of Rio Grande do Sul (RS) with a group of students who, in a formal teaching space, were regularly enrolled in the 3rd year of Primary School, the research had eight students and one teacher participating. As data-collection instruments, a list of problems was used, in which there were problems relative to the conceptual field of additive structures – and which were reviewed individually after the solving of this list -, a list of operations related to addition and subtraction algorithms and observations of all meetings that took place. The research, defined as a case-study type and using the method of Content Analysis, had its instruments analysed from a qualitative approach and took as its basis three categories a priori, as it follows: Solving problems from concrete material handling, Solving problems through drawing and Solving problems arithmetically.From the results found, it was concluded that the activities developed in a non-formal teaching space contribute to the development of the problem-solving ability in the additive conceptual field, once they make the student think, establish resolution strategies, solve the problem using the strategies created and review what was solved in order to understand what was proposed, thus arousing new knowledge. Finally, it was concluded that the students presented considerable progress in their mathematical abilities and showed development of their discerning abilities as to what was being studied, since their learning was noticeable, as well as their appropriation of mathematical concepts related to the arithmetic operations of addition and subtraction.
URI: http://hdl.handle.net/10923/16661
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