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dc.contributor.advisorWeber, Thadeu-
dc.contributor.authorRaskin, Henrique Braunstein-
dc.date.accessioned2019-11-08T12:02:00Z-
dc.date.available2019-11-08T12:02:00Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/16062-
dc.description.abstractO objetivo desta tese é o de demonstrar que é possível fazer uma leitura liberal da obra política de Hegel, caracterizando o filósofo como liberal-comunitarista. Uma leitura dialética de liberalismo, a romper com o dualismo excludente entre liberais e comunitaristas, permite entender o próprio liberalismo não como uma doutrina a priori, mas como produto do desenvolvimento histórico da experiência humana em comunidade. É defender que a liberdade individual, tão cara à doutrina liberal, não se contrapõe à condição comunitária da formação da subjetividade, mas que é a partir da própria intersubjetividade que se efetiva a liberdade individual enquanto categoria fundamental do direito e, assim, da política. A tomada da Filosofia do Direito, a partir da dialética das modalidades na Ciência da Lógica, entenderá a conservação do Direito Abstrato e da Moralidade na Eticidade, tal como conceberá, também, não apenas a conservação da família e da sociedade civil-burguesa no Estado, mas também o seu status enquanto essência e endosso das instituições políticas. Esse será o pivô da compreensão de que o próprio liberalismo não pode ser tomado fora de sua efetivação comunitária, sendo a sociedade civil-burguesa o espaço da particularidade, do interesse privado, das carências, do trabalho e da cultura, e sendo ela a esfera determinante das condições e circunstâncias para a emergência das instituições políticas universais.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to demonstrate that it is possible to make a liberal interpretation of Hegel's political work, characterizing the philosopher as a liberal-communitarianist. A dialectical reading of liberalism, to disrupt the exclusionary dualism between liberals and communitarianists, allows one to understand liberalism not as an a priori doctrine, but as a product of the historical development of human experience in community. It is to defend that individual freedom, so dear to the liberal doctrine, does not contradict the communitarian condition of the constitution of subjectivity, but it is from the very intersubjectivity that individual freedom becomes actual as a fundamental category of law, and, thus, of politics. The taking of the Philosophy of Right, from the logical modalities in the Science of Logic, will understand the conservation of the Abstract Right and of Morality in the Ethical Life, just as it will conceive not only the conservation of the family and of civil society in the State, but also its status as the essence and endorsement of political institutions. This will be the pivot of the understanding that liberalism itself cannot be taken away from its communitarian actualization, being civil society the space of particularity, of private interest, of needs, of work and of culture, and being it the determinant sphere of conditions and circumstances for the emergence of universal political institutions.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLIBERALISMOpt_BR
dc.subjectIDEALISMO ALEMÃOpt_BR
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectFILOSOFIA ALEMÃpt_BR
dc.titleHegel: um liberal-comunitarista?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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