Resumo: | O presente trabalho propõe uma leitura dos cronotopos, conceito de Mikhail Bakhtin que associa tempo e espaço em uma categoria formal única, em Meia-noite e vinte (2016), romance brasileiro contemporâneo escrito por Daniel Galera. Pretende-se discorrer sobre dois cronotopos predominantes no romance: o cronotopo da cidade, no qual tempo e cidade se aliam, em uma recomposição do cronotopo da estrada/do encontro de tipo grego, e o cronotopo do idílio, que é uma atualização dos cronotopos idílicos medievais. A partir da percepção dos cronotopos no romance, nota-se uma dinâmica entre cidade real, agressiva, na qual o indivíduo vive como em um apocalipse, sem sentir-se satisfeito com o entorno e explorando ao máximo seus recursos pessoais e financeiros, frente ao idílio, ideal imaginado associado ao meio rural, no qual supõe uma vida mais humana. This study aims to analyze chronotopics images, Mikhail Bakhtin’s concept that associates space and time in just one analitical formal category of analyze, in Meia-noite e vinte (2016), contemporary brazilizan’s novel written by Daniel Galera. There is a discussion about two predominans chronotopics in this novel, chronotopic of city, which space and time are together in a recomposition of chronotopic of road/of meeting that remains chronotopic’s greek type, and chronotopic of idyllic, that upgrades chronotopic of idyllic estabilished in medievals. From the perception of chronotopic’s category in novel, it ispossibleto note a dinamicbetween real and agressivecity, which individuals live like in a apocalypse without satisfaction where they must to explore their financial and personal capacities high tight. The second chronotopic, the chronotopic of idyllic, it is figurate an ideal reality associated to rural life, where it is suppose a better human life. |