Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/15821
Type: doctoralThesis
Title: O jornal O Commercio como porta-voz do produtor arrozeiro (Cachoeira do Sul, 1905-1925)
Author(s): Hammerschmitt, Alini
Advisor: Murari, Luciana
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2019
Keywords: IMPRENSA - HISTÓRIA
IMPRENSA - RIO GRANDE DO SUL
Abstract: A presente tese lança um olhar sobre o jornal O Commercio, que circulou em Cachoeira do Sul no início do século XX. Para tanto, escolhemos matérias num corpo de 25 manchetes publicadas entre os anos de 1905 e 1925. O objetivo geral do trabalho é verificar a hipótese de que o jornal O Commercio assume papel de porta-voz do setor arrozeiro no ínterim analisado. Os objetivos específicos são analisar as relações de dominação e poder do posicionamento do jornal e analisar a mensagem do periódico. Como método, optamos por usar a hermenêutica proposta por John Thompson para analisar os produtos de mídia. Esse autor sugere que, primeiramente, seja feita uma análise sócio-histórica, depois uma análise discursiva formal para, então, se fazer a interpretação/reinterpretação. Dentro do que, podemos afirmar uma possível confirmação da hipótese de que o jornal O Commercio, no período estudado, pode ser visto como o porta-voz do produtor arrozeiro em Cachoeira do Sul. Do mesmo modo, pela verificação das mensagens do jornal, pode ser afirmado que, naquele contexto, a enunciação do periódico serviu para buscar e sustentar relações de dominação.
The current thesis looks onto the newspaper called O Commercio which circulated in the city of Cachoeira do Sul, in the early 20th Century. For this purpose, we selected newspaper articles in a corpus of twenty-five headlines published between 1905 and 1925. The overall aim of this paper is to verify the hypothesis that the O Commercio newspaper takes on the role of the rice sector’s advocate in the analyzed period. The specific goals are to examine the domination and power relations of the newspaper's positioning and analyze the journal's message. As a method, we opted to use John Thompson's hermeneutics to analyze media products. This author suggests that, firstly, a socio-historical analysis should be done and afterward a formal discursive analysis, in order to then do the interpretation/reinterpretation. Within that framework, we can affirm a possible confirmation of the hypothesis that the O Commercio newspaper, in the studied term, may be seen as an advocate of the rice sector in Cachoeira do Sul. Likewise, by the verification of the newspaper’s conveyed messages, we can state that in that context, the journal’s enunciation counted for pursuing and maintaining domination relations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/15821
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