Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/15821
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMurari, Luciana
dc.contributor.authorHammerschmitt, Alini
dc.date.accessioned2019-10-26T12:01:35Z-
dc.date.available2019-10-26T12:01:35Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/15821-
dc.description.abstractA presente tese lança um olhar sobre o jornal O Commercio, que circulou em Cachoeira do Sul no início do século XX. Para tanto, escolhemos matérias num corpo de 25 manchetes publicadas entre os anos de 1905 e 1925. O objetivo geral do trabalho é verificar a hipótese de que o jornal O Commercio assume papel de porta-voz do setor arrozeiro no ínterim analisado. Os objetivos específicos são analisar as relações de dominação e poder do posicionamento do jornal e analisar a mensagem do periódico. Como método, optamos por usar a hermenêutica proposta por John Thompson para analisar os produtos de mídia. Esse autor sugere que, primeiramente, seja feita uma análise sócio-histórica, depois uma análise discursiva formal para, então, se fazer a interpretação/reinterpretação. Dentro do que, podemos afirmar uma possível confirmação da hipótese de que o jornal O Commercio, no período estudado, pode ser visto como o porta-voz do produtor arrozeiro em Cachoeira do Sul. Do mesmo modo, pela verificação das mensagens do jornal, pode ser afirmado que, naquele contexto, a enunciação do periódico serviu para buscar e sustentar relações de dominação.pt_BR
dc.description.abstractThe current thesis looks onto the newspaper called O Commercio which circulated in the city of Cachoeira do Sul, in the early 20th Century. For this purpose, we selected newspaper articles in a corpus of twenty-five headlines published between 1905 and 1925. The overall aim of this paper is to verify the hypothesis that the O Commercio newspaper takes on the role of the rice sector’s advocate in the analyzed period. The specific goals are to examine the domination and power relations of the newspaper's positioning and analyze the journal's message. As a method, we opted to use John Thompson's hermeneutics to analyze media products. This author suggests that, firstly, a socio-historical analysis should be done and afterward a formal discursive analysis, in order to then do the interpretation/reinterpretation. Within that framework, we can affirm a possible confirmation of the hypothesis that the O Commercio newspaper, in the studied term, may be seen as an advocate of the rice sector in Cachoeira do Sul. Likewise, by the verification of the newspaper’s conveyed messages, we can state that in that context, the journal’s enunciation counted for pursuing and maintaining domination relations.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectIMPRENSA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectIMPRENSA - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.titleO jornal O Commercio como porta-voz do produtor arrozeiro (Cachoeira do Sul, 1905-1925)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000496018-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,82 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.