Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/13773
Tipo: doctoralThesis
Título: A tinta do (in)visível: olhares sobre a poética da transcriação nas edições de A asa e a serpente, de Vicente Cecim
Autor(es): Pimentel, Danieli dos Santos
Orientador: Passos, Marie-Hélène Paret
Mello, Ana Maria Lisboa de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: CRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
TEORIA LITERÁRIA
LITERATURA BRASILEIRA
Resumo: A presente tese estuda a poética da transcriação nas edições de A asa e a serpente (1979, 1980, 1988 e 2004), de autoria do escritor brasileiro Vicente Cecim, com o objetivo de analisar, a partir do cotejo entre os livros, como se exerce a escritura literária do autor pelo viés da tinta (in)visível. Primeiramente, cria-se um percurso sobre os principais aspectos da trajetória do autor, além de sua relação com a literatura brasileira contemporânea. No que diz respeito à recepção crítica de sua obra, elencam-se opiniões diversas com base em registros presentes na publicação inicial de A asa e a serpente (1979), perpassando por análises mais específicas acerca do universo criativo ceciniano. Aliado a isso, discorre-se a respeito da composição literária do ciclo de Andara, que tem como vértices, dentre outros, reflexões que envolvem o Ser e as percepções de mundos (in)visíveis; a imagem do labirinto, enquanto espaço imaginário e metalinguagem da escrita de Vicente Cecim; o inacabamento da própria escrita literária e o silêncio como espaço aberto à imaginação criadora. No capítulo de fundamentação, explica-se o que é a poética da transcriação pela lógica do próprio escritor, e de como esse conceito sugere meios de analisar as diferentes edições de A asa e a serpente. E, por último, delineia-se um cotejo entre as edições e A asa e a serpente, que resulta na conclusão de que Vicente Cecim concebe uma escrita transcriativa que se centra entre o visível e o invisível, culminando em oscilações que são perceptíveis através de mudanças no plano da escrita e no projeto gráfico dos livros.
This thesis studies the poetics of transcreation in the editions of A asa e a serpente [The Wing and the Serpent] (1979; 1980; 1988; and 2004), from Brazilian writer Vicente Cecim, with the objective of analyzing, from a comparison of the books, how the author’s literary work is carried by the glance of the (in)visible ink. First, it is created a route of the main aspects of the author’s trajectory, in addition to his relationship with contemporary Brazilian literature. In regard to critical reception of his work, diverse opinions are listed based on records present in the initial publication of A asa e a serpente (1979), passing through more specific analysis of Cecim’s creative universe. In conjunction, we discuss the literary composition of Andara’s cycle, which has as vertices, among others, reflections involving the Being and the perception of (in)visible worlds; the imagery of the labyrinth, as an imaginary space and a metalanguage of Vicente Cecim’s writing; the unfinishedness of literary writing itself and silence as a space opened to the creative imagination. In the chapter on theoretical foundation, an explanation is provided on what is the transcreation poetics through the logic of the writer himself, and how that concept suggests means for analyzing the different editions of A asa e a serpente. Lastly, it is outlined a comparison of the editions, resulting in the conclusion that Vicente Cecim delineates a transcreative writing approach centered between the visible and the invisible, culminating in oscillations which become perceptive trough changes in the writing plane and in the graphic project of the books.
URI: http://hdl.handle.net/10923/13773
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000491400-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,78 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.