Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1129
Tipo: masterThesis
Título: Aplicação do mapeamento cognitivo como apoio à implementação de estratégias empresariais: o caso de uma organização hospitalar
Autor(es): Guimarães, Fernanda de Menezes
Orientador: Hansen, Peter Bent
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
MAPAS COGNITIVOS (PSICOLOGIA)
Resumo: Dado o contexto globalizado em que as empresas se inserem nos dias de hoje, torna-se fundamental a implementação de estratégias que representem um diferencial de mercado. No entanto, esta implementação é um processo difícil podendo ser o causador do insucesso da estratégia em si. Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação do Mapeamento Cognitivo como uma ferramenta organizacional para identificar os fatores que influenciam a implementação das estratégias em uma empresa hospitalar. O método utilizado foi o estudo de caso, sendo a pesquisa realizada num hospital privado. Foram aplicadas 8 entrevistas semiestruturadas (Fase 1) e construídos 9 mapas cognitivos individuais (Fase 2) com pessoas diferentes dos 3 níveis hierárquicos (estratégico, tático e operacional). Posteriormente foram comparados os resultados obtidos a partir da síntese das entrevistas por nível hierárquico e dos Mapas Cognitivos Agregados de cada nível. Na análise dos resultados observou-se que os Mapas Cognitivos demonstraram uma maior diferenciação do pensamento lógico dos respondentes entre os três níveis hierárquicos, em relação aos respondentes das entrevistas.No nível estratégico destacou-se a visão macro do negócio; no nível tático destacaram-se as questões funcionais e logística da implementação e no nível operacional, o foco nas questões de execução in loco. Os Mapas Cognitivos evidenciaram 9 fatores de influência na implementação da estratégia avaliada: envolvimento e comprometimento das pessoas, reconhecimento pelos resultados, disciplina e habilidade, planejamento, tipo de liderança, comunicação da estratégia a todos, clareza da estratégia, cultura organizacional e estrutura organizacional. Concluiu-se que o Mapeamento Cognitivo é uma ferramenta apropriada para identificar fatores de influência na implementação das estratégias, por aprofundar o pensamento reflexivo acerca do tema.
Due to the globalized context in which corporations are nowadays immersed, it is essential to implement strategies which may represent a market differential. However, this implementation is a hard process which may cause the strategy to fail. This research aimed at evaluating the application of the Cognitive Mapping as an organizational tool to identify the factors affecting strategy implementation within a hospital. Case study was the methodology used to perform the research in a private hospital. Eight semi-structured interviews were applied (Stage 1) and nine cognitive maps were prepared (Stage 2) with different persons from 3 hierarchical levels (strategic, tactic and operational). The results obtained were then compared from the interviews synthesis per hierarchical level and the Aggregated Cognitive Maps per level. When analyzing the results, it was noted that the Cognitive Maps showed a wider differentiation in the individuals’ logical reasoning among the three hierarchical levels when compared to the interviews. In the strategic level, the business micro-vision was highlighted; in the tactical level, functional issues and implementation logistics; and, in the operational level, the focus in in loco performance issues. The Cognitive Maps showed 9 factors affecting the evaluated strategy implementation: people’s involvement and commitment, result-based recognition, discipline and ability, planning, kind of leadership, strategy communication to everybody, strategy clearness, organizational culture and organizational structure. Findings show the Cognitive Mapping is a suitable tool to identify the factors affecting strategy implementation, as they deepen the reflexive thinking on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1129
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000393135-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo694,86 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.