Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10354
Tipo: masterThesis
Título: Favela, polícia e pacificação em cena: uma análise dos policiais dos filmes Morro dos Prazeres e 5X Pacificação
Autor(es): Helena, Anna Karolina Veiga Santa
Orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: FILMES BRASILEIROS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
POLÍCIA - BRASIL
FAVELAS - RIO DE JANEIRO
CINEMA - BRASIL
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar a representação dos policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nos filmes 5x Pacificação (2012), de Wagner Novais, Luciano Vidigal, Rodrigo Felha e Cadu Barcellos; e Morro dos Prazeres (2013), de Maria Augusta Ramos. Para isso, inicialmente é pesquisada a presença do policial no cinema brasileiro, desde seus primórdios até os dias atuais, a partir de autores como Marco Antônio de Almeida (2007) e Luiza Lusvarghi (2013 e 2014), traçando um paralelo com a noção de "fora de quadro", através de uma contextualização histórica e social sobre temas como a polícia e a "favelização" do Rio de Janeiro, tendo como base principal os estudos de Roberto Kant de Lima (1995) e Orlando Zaccone (2015). Posteriormente, são mencionados os filmes que, de alguma forma, perpassam pela questão das UPPs, relacionando-os com processo de criação e de implementação do projeto também no "fora de quadro". Na etapa da análise, são selecionadas sequências específicas dos filmes e a metodologia aplicada será inspirada na análise fílmica (AUMONT et al, 2006; AUMONT, MARIE, 2009). A partir das análises, percebe-se que o policial das UPPs representado nos filmes está em processo de formação e adaptação, mas que ainda tem muitas semelhanças com aquele presente no cinema brasileiro antes da pacificação, com comportamento violento e armas em punho. Ainda, é possível constatar o quanto os filmes anteciparam a situação atual em que se encontram as UPPs, quando os resultados do projeto não correspondem às expectativas iniciais.
This paper has the objective of study the representation of the policemen of the Pacifying Police Units (UPPs) in the movies 5x Pacificação (2012), directed by Wagner Novais, Luciano Vidigal, Rodrigo Felha and Cadu Barcellos; and Morro dos Prazeres (2013), directed by Maria Augusta Ramos. For this, firstly the presence of the policemen in the Brazilian cinema will be researched, since the begining until the current days, using authors like Marco Antônio de Almeida (2007) and Luiza Lusvarghi (2013 e 2014), drafting to parallel with what will be called "out of frame", through the history and social context about subjects like the police and the process of emergence of favelas in Rio de Janeiro, based mainly on the studies of Roberto Kant de Lima (1995) and Orlando Zaccone (2015). After that, the movies that, in someway, talk about the UPPs, will be mentioned, connectgin them with the criation of the project also "out of frame". At the analysis stage, specific sequences of the movies will be selected, and the methodology used will be inspirated on the film analysis (AUMONT et al, 2006; AUMONT, MARIE, 2009). From the analyzes, is possible to see that the policeman of the UPPs is in a formation and adaptation process, but it still has similarities with the policeman present in the Brazilian cinema before the pacification, with violent behavior and weapons in hand. It's still possible to notice how much the movies anticipate the current situation of the UPPs, when the project results don't match the initial expectations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10354
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000483939-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,99 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.