Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/10307
Tipo: | masterThesis |
Título: | Pedro Figari: os esquecidos da República |
Autor(es): | Ruskowski, Camila Barreto |
Orientador: | Kern, Maria Lúcia Bastos |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Fecha de Publicación: | 2017 |
Palabras clave: | IDENTIDADE NACIONAL FIGARI, PEDRO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO PINTORES URUGUAIOS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO NACIONALISMO CANDOMBLÉ HISTÓRIA |
Resumen: | A presente dissertação tem por objetivo analisar a proposta de identidade nacional e artística que Pedro Figari articula em suas produções escritas e pictóricas, ao visibilizar os negros uruguaios e o gaucho miscigenado. Para tal, a pesquisa focaliza os dispositivos artísticos de fixação de identidade e de memória. O recorte temporal da pesquisa abrange a primeira metade do século XX, momento em que as questões relacionadas ao nacionalismo estão emergentes, tanto no debate político como no artístico. As comemorações do centenário de independência do Uruguai fomentam com mais afinco os debates e as viabilizações dos dispositivos de uma identidade-memória nacional. Nesse contexto, há a retomada da figura do gaucho (caucasiano) como herói nacional, construída a partir de ressignificações históricas. Pedro Figari encontra a produção acadêmica tradicional balizada pelo padrão clássico europeu e fomentada pelo governo, sendo dissonante em meio à produção artística e política do período.
|
URI: | http://hdl.handle.net/10923/10307 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.