Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1008
Tipo: article
Título: Conduta do cirurgião-dentista frente à necessidade de exodontia em pacientes irradiados na região da cabeça e pescoço
Autor(es): Rockenbach, Maria Ivete Bolzan
Vier, Fabiana Vieira
Figueiredo, Maria Antonia Zancanaro
Cherubini, Karen
Editora: Universidade de Passo Fundo
Data de Publicação: 2005
Volume: 10
Número: 1
Página Inicial: 34
Página Final: 38
Palavras-chave: EXODONTIA
OSTEORRADIONECROSE
DOENÇAS MAXILOMANDIBULARES
RADIOTERAPIA
NEOPLASIAS DE CABEÇA E PESCOÇO
ODONTOLOGIA
Resumo: O presente estudo tem por objetivo, com base na literatura vigente, enfatizar aspectos importantes relacionados à realização de exodontia em pacientes submetidos à radioterapia na região da cabeça e pescoço, visando alertar o clínico quanto ao risco de ocorrência de osteorradionecrose (ORN). Percebe-se que o osso irradiado responde de forma peculiar à infecção, em virtude da sua condição de hipóxia, hipocelularidade e hipovascularidade. Assim, exodontias durante e após o tratamento radioterápico são contra-indicadas. Na presença de envolvimento pulpar, a terapia endodôntica é considerada a primeira opção de tratamento. Quando esta terapia não for possível, opta-se pela exodontia, que deverá ser conduzida, pelo menos, três semanas antes do início da radioterapia.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1008
ISSN: 1413-4012
Aparece nas Coleções:Artigo de Periódico

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rockenbach et al. 2005 RFO UPF.pdfTexto Completo131,85 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.