Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5764
Tipo: masterThesis
Título: As contribuições do pensamento complexo à psicologia social e aos pequenos grupos
Autor(es): Itaqui, Luciara Gervasio
Orientador: Carlotto, Mary Sandra
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
PENSAMENTO COMPLEXO
MORIN, EDGAR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
GRUPOS SOCIAIS
Resumo: This dissertation consists of two articles that seek to understand the contributions of Complex Thinking and small groups (microsocieties) to the construction of knowledge in Social Psychology. The first article,"The Development of Complex Thinking and its Contributions to the Construction of Knowledge in Social Psychology" aimed to understand the development of Complex Thinking and its consequent contributions to the construction of knowledge in Social Psychology. The second one,"The Contributions of Complex Thinking for Social Psychology and the Understanding of Small Groups: an Integrative Review" aimed to understand what contributions of Complex Thinking are present in the articles on small groups searched in different databases. In the first article we discussed, based on authors of Philosophy and Complexity, how the idea of complexity arose in the scientific scenario aiming to understand what contributions from other disciplines were important in the development of Complex Thinking and what contributions may be used in Social Psychology. From concepts such as non-linearity, non-causality and non-objectivity we propose a rethinking about Social Psychology. In the second article, from an integrative review of the articles searched in different databases, we propose to understand the contributions of Complex Thinking to Social Psychology and to the understanding of small groups (microsocieties) through the seven guiding principles proposed by Morin. Complex Thinking allows, at the same time, to conceive emergency levels of reality without reducing it to basic units and general laws. In this way, the understanding of small group is not an easy task, since it is seen as a complex system of units in relationship in which the sum of the parts can be bigger or smaller than the whole and in which emerging phenomena are possible.
Essa dissertação é composta por dois artigos que visam compreender as contribuições do Pensamento Complexo à construção do conhecimento em Psicologia Social, bem como suas reverberações na compreensão da microssociedade pequeno grupo. O primeiro, “O desenvolvimento do Pensamento Complexo e suas contribuições para a construção do conhecimento em Psicologia Social” teve como objetivo compreender o desenvolvimento do Pensamento Complexo e suas consequentes contribuições para a construção do conhecimento em Psicologia Social. O segundo artigo, “As contribuições do Pensamento Complexo para a Psicologia Social e o entendimento dos pequenos grupos: uma revisão integrativa” teve como objetivo compreender que contribuições do Pensamento Complexo estão presentes nos artigos pesquisados em bases de dados sobre pequenos grupos. No primeiro artigo, discutimos, a partir de autores da Filosofia e da Complexidade, como a ideia da complexidade surgiu, de maneira esparsa, no cenário científico com o objetivo de compreender que contribuições de outras disciplinas foram importantes no desenvolvimento do Pensamento Complexo e que contribuições disso emergem para a Psicologia Social.A partir de conceitos como: não-linearidade, não-causalidade, não-objetividade propomos um repensar acerca da Psicologia Social. No segundo artigo, a partir de uma revisão integrativa de artigos pesquisados em bases de dados, propomos a compreensão das contribuições do Pensamento Complexo para a Psicologia Social e para o entendimento da microssociedade pequeno grupo a partir dos sete princípios norteadores propostos por Morin. O Pensamento Complexo permite que, ao mesmo tempo, separe-se e associe-se, que se concebam os níveis de emergência da realidade sem reduzi-la às unidades elementares e às leis gerais. Dessa forma, o entendimento sobre o pequeno grupo é complexificado, na medida em que ele é visto como um sistema complexo de unidades em relação, no qual o a soma das partes pode ser maior ou menor que o todo e no qual são possíveis os fenômenos emergentes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5764
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