Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26011
Tipo: doctoralThesis
Título: Modelagem matemática e a pesquisa como princípio educativo: uma análise de suas confluências
Autor(es): Oliveira, Jefferson Dantas de
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PESQUISA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente estudo tem como objetivo “Categorizar as articulações entre o método de pesquisa e ensino Modelagem Matemática e a postura de ensino pautada na Pesquisa como princípio educativo na Educação Básica”, no intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: “De que modo o método de pesquisa e ensino Modelagem Matemática se articula com a postura de ensino pautada na Pesquisa como princípio educativo na Educação Básica?”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, considerando que esse tipo de abordagem não é focado no resultado numérico, mas sim no aprofundamento da compreensão das relações entre os métodos de ensino e pesquisa investigados. Na intenção de categorizar as articulações entre os métodos de ensino, a pesquisa ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura, conforme Pickering e Byrne (2013), com a finalidade de provar o ineditismo deste estudo e compreender de que modo a pesquisa é realizada nas intervenções que se utilizam da Modelagem. Para tanto, foi realizada uma busca em cinco banco de dados em vigência no cenário educacional, encontrando um total de 105 produções que realizaram uma intervenção com a Modelagem na Educação Básica. Analisando as pesquisas elencadas compreende-se que em uma intervenção com a Modelagem a busca por conteúdos em sites da rede mundial de computadores, ou o levantamento de dados, são exemplos do ato de realizar pesquisa para os estudantes. Além disso, os autores ressaltam que esse tipo de intervenção proporciona indução ao instinto investigativo, e proporciona interdisciplinaridade.Na segunda etapa foi realizada uma série de oito entrevistas, com os principais autores da Modelagem Matemática e da Pesquisa como princípio educativo, com a finalidade de compreender as relações entre os dois métodos. Para análise das entrevistas foi utilizada a Análise Textual Discursiva proposto por Moraes e Galiazzi (2013). Após a análise, verifica-se que as articulações entre a MM e a Pesquisa como princípio educativo foram percebidas em duas vinculações: A filosofia de ensino e As etapas. A Pesquisa como princípio educativo e a MM convergem na filosofia de ensino na qual o professor descentraliza-se dos processos de ensino e aprendizagem e oportuniza que o estudante assuma o protagonismo, um processo significativo que vai de encontro ao paradigma de ensino tradicional proporcionando aos estudantes desenvolverem algumas habilidades e competências tais como: aprimoramento da argumentação; autonomia no pensamento crítico; aprimoramento nas relações sociais no interior e exterior da escola; desenvolvimento da postura crítica do estudante perante os colegas e o professor; aperfeiçoamento na busca por informações em sites de busca da rede mundial de computadores; o desenvolvimento crítico na tomada de decisão; e motivação para aprimorar seu conhecimento. Em relação às etapas, a Modelagem Matemática e a Pesquisa em sala de aula possuem convergências. A etapa da percepção e apreensão equivale ao questionamento; a compreensão e explicitação converge com a construção de argumentos; e a significação e expressão equivale a comunicação. Além disso, evidenciou-se que a produção de um modelo equivale à produção autoral dos estudantes, compreendendo uma equivalência entre os dois métodos de ensino e pesquisa.
This study aims to “Categorize the articulations between the research and teaching method of Mathematical Modeling and the teaching attitude based on Research as an educational principle in Basic Education”, in order to answer the following research problem: “How does the research and teaching method Is Mathematical Modeling articulated with the teaching attitude based on Research as an educational principle in Basic Education?”. This is a research with a qualitative approach, considering that this type of approach is not focused on the numerical result, but rather on deepening the understanding of the relationships between the teaching and research methods investigated. With the intention of categorizing the articulations between the teaching methods, the research took place in two stages. The first consisted of carrying out a Systematic Literature Review, according to Pickering and Byrne (2013), with the purpose of proving the originality of this study and understanding how research is carried out in interventions that use Modeling. For that, a search was carried out in five databases in force in the educational scenario, finding a total of 105 productions that carried out an intervention with Modeling in Basic Education. Analyzing the research listed, it is understood that in an intervention with Modeling, the search for content on sites on the World Wide Web, or data collection, are examples of the act of conducting research for students. In addition, the authors point out that this type of intervention induces the investigative instinct, and provides interdisciplinarity. In the second stage, a series of eight interviews was carried out with the main authors of Mathematical Modeling and Research as an educational principle, with the aim of understanding the relationships between the two methods.For the analysis of the interviews, the Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2013) was used. After the analysis, it appears that the articulations between MM and Research as an educational principle were perceived in two links: The teaching philosophy and The stages. Research as an educational principle and MM converge in the teaching philosophy in which the teacher decentralizes himself from the teaching and learning processes and allows the student to assume the leading role, a significant process that goes against the traditional teaching paradigm by providing students with develop some skills and competences such as: improvement of argumentation; autonomy in critical thinking; improvement in social relationships inside and outside the school; development of the student's critical posture towards classmates and the teacher; improvement in the search for information in search engines of the World Wide Web; critical development in decision-making; and motivation to improve your knowledge. Regarding the steps, Mathematical Modeling and Research in the classroom have similarities. The stage of perception and apprehension is equivalent to questioning; comprehension and explanation converge with the construction of arguments; and meaning and expression equals communication. Furthermore, it was evidenced that the production of a model is equivalent to the authorial production of the students, comprising an equivalence between the two methods of teaching and research.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26011
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000507930-Texto+completo-0.pdfTexto completo3,23 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.