Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/9509
Tipo: doctoralThesis
Título: Narcisismo na rede: o espetáculo do hiperindivíduo nas páginas do Facebook
Autor(es): Lima, Nilma Regina Mendes
Orientador: Silva, Juremir Machado da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: REDES SOCIAIS
NARCISISMO - ASPECTOS SOCIAIS
IMAGINÁRIO
COMUNICAÇÃO
Resumo: Partindo-se do pressuposto de que grande parte das relações sociais contemporâneas é fruto de um imaginário social, que influencia e é influenciado por uma das mais contundentes tecnologias do imaginário da hipermodernidade – os sites de redes sociais – esta pesquisa realiza um estudo acerca do fenômeno do narcisismo digital, entendendo-o como uma manifestação do hiperespetáculo que o indivíduo hipermoderno, aqui denominado de hiperindivíduo, realiza nesses sites, em especial na rede social Facebook. Assim, a partir do aporte teórico referendado pelas noções de imaginário, hipermodernidade, hiperindivíduo, espetáculo, hiperespetáculo e redes sociais, trazido por autores como Durand, Maffesoli, Lipovetsky, Debord, Silva e Recuero, buscamos correlacionar as teorias e confrontá-las com as postagens dos indivíduos presentes na rede para, a partir dessa correlação, compreender como, através de quais tipos e sob quais condições, esse fenômeno imagético hipermoderno se desenvolve na contemporaneidade. Para tanto, apoiamo-nos em um aporte metodológico híbrido, composto pela pesquisa bibliográfica, sociologia compreensiva, netnografia e análise de conteúdo, que foi de fundamental importância para que se conseguissem os resultados aqui descritos. .
Based on the assumption that a large number of the contemporary social relations is the result from a social imaginary that influences and is influenced by one of the strongest hypermodernity imaginary technologies – the social networking websites – this research aims to carry out a study about digital narcissism phenomenon, understanding it as a manifestation of hyper-spectacle that the hypermodern individual, here referred as hyper-individual, performs in these websites, especially in the social network Facebook. Thus, from the theoretical basis, endorsed by the imaginary notions, hypermodernity, hyper-individual, spectacle, hyperspectacle and social networks presented by authors such as Durand, Maffesoli, Lipovetsky, Debord, Silva and Recuero, a correlation among theories and a confrontation between them with the posts of individuals from network were held to, from this correlation, understand how, through what kind and under what conditions, this phenomenon hypermodern imagery is being developed in contemporary times. Therefore, a hybrid methodological contributions support this study, it consists on the bibliographical research, comprehensive sociology, netnography and Content Analysis, which was crucial so that we achieve the results described herein. .
URI: http://hdl.handle.net/10923/9509
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