Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9076
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMolsing, Karina Veronica-
dc.contributor.authorPresotto, Leticia-
dc.date.accessioned2016-09-09T17:08:00Z-
dc.date.available2016-09-09T17:08:00Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/9076-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe analisar e discutir o uso de metáforas no português acadêmico da graduação, assumindo que o sistema conceitual do ser humano é fundamentalmente metafórico por natureza (Lakoff & Johnson, 1980). Segundo Herrmann (2013), a metáfora desempenha um papel crucial no discurso acadêmico e tem alimentado discussões acadêmicas. Nas últimas décadas, o fenômeno da metáfora passou a ser abordado a partir de diversas perspectivas, como da Linguística, Psicologia, Antropologia, Ciências da Computação e suas interfaces. A fim de abordar a questão no português acadêmico e promover uma caracterização para esse tipo de discurso, bem como auxiliar alunos brasileiros e estrangeiros no que se refere ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa, analisamos um corpus constituído por artigos acadêmicos publicados por alunos de graduação (falantes nativos do português brasileiro) de uma universidade privada do Brasil das áreas da Comunicação e das Ciências da Computação. A partir da análise do corpus, observou-se que as áreas estudadas parecem utilizar as metáforas de forma diferenciada, apresentando características distintas em cada uma delas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze and discuss the use of metaphors in undergraduate academic Portuguese, assuming that the conceptual system of the human being is fundamentally metaphorical in nature (Lakoff & Johnson, 1980). According to Herrmann (2013), metaphor plays a crucial role in academic discourse and it has been discussed in the academic environment. In the last decades, different perspectives have been studied metaphor phenomenon, like Linguistics, Psychology, Anthropology, Computer Science and their interfaces. In order to address the issue in academic Portuguese and promote a characterization of this type of genre, as well as assist Brazilian and foreign students in relation to education and Portuguese language learning, we analyzed a corpus consisting of academic articles published by undergraduate students (native speakers of Brazilian Portuguese) from a private university of Brazil. These articles were chosen from two different academic areas: Communication and Computer Science. From the corpus analysis, we could observe that the areas studied seem to use metaphors in different ways, with different characteristics in each of them.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMETÁFORApt_BR
dc.subjectPORTUGUÊS - GRAMÁTICApt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICA PORTUGUESApt_BR
dc.titleMetáforas no português acadêmicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000480517-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo585,06 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.