Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/8965
Type: masterThesis
Title: Softwares educacionais e a formação de professores: as percepções de licenciandos sobre a informática na educação
Author(s): Santos, Thaína Saldanha dos
Advisor: Lahm, Regis Alexandre
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2016
Keywords: SOFTWARE EDUCACIONAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Os avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) suscitam numerosas transformações sociais. Enquanto os adultos tentam se adaptar a esse mundo digital, os novos estudantes já são considerados nativos. Logo, seus educadores necessitam acompanhá-los para que juntos possam fazer bom uso das ferramentas computacionais. Para isso, os cursos de licenciatura devem proporcionar espaços de prática e reflexão sobre a utilização dessas tecnologias em favor da educação. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as percepções de licenciandos de Biologia de uma universidade privada do Sul do Brasil sobre a informática educacional, com ênfase na utilização de softwares educativos. Por meio de uma oficina de construção de Recursos Educacionais, utilizando-se do aplicativo MS PowerPoint, os sujeitos dessa pesquisa foram convidados a refletir sobre a Informática Educativa (IE) como ferramenta de inovação metodológica. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso; e adotou a Análise Textual Discursiva (ATD) para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os licenciandos consideram importante o uso das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino; no entanto, não se sentem capacitados para o uso dessas ferramentas, sentindo falta, em sua formação, de momentos que propiciem o uso desses instrumentos. Ao mesmo tempo, sentem-se pressionados pelos alunos, pais e sociedade para que façam uso da tecnologia. Desta forma, os resultados da investigação sugerem que a informática aplicada à educação deve receber maior atenção por parte das instituições educacionais.
Technological advances in Information and Comunication (TIC) raises numerous social transformations. While adults try to adapt to this digital world, new students are already considered native, so their educators need to accompany them so that together they can make good use of computational tools. For this, the degree courses should provide spaces for practice and reflections over the use of these technologies for education. In this sense, this research presents the results of an investigation about on the perceptions of undergraduate biology at a private university in southern Brazil on educational computer, with emphasis on the use of educational software. Through an Educational Software building workshop, using MS PowerPoint application, the subjects of this research were invited to reflect on the Educational Computing as a methodological innovation tool. The research had character qualitative, type case study, adopted Discursive Textual Analysis (ATD) for processing data. The results indicated that licentiate consider important the use of technological tools for teaching process, however, do not feel empowered to use these tools, missing in your formation moments that provide the use of these instruments. At the same time, they feel pressured by students, parents and society to make use of technology. Thus, the research results suggest that computer technology applied to education should receive more attention from educational institutions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8965
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