Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8721
Tipo: masterThesis
Título: A formação e a autoformação de professores de matemática: implicações na prática pedagógica
Autor(es): Oliveira, Edmilson de
Orientador: Lara, Isabel Cristina Machado de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a autoformação de professores de Matemática e as implicações em sua prática docente. Os sujeitos de pesquisa foram dez professores de Matemática de escolas públicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionário semiestruturado e observações à prática docente desses professores. As respostas dadas pelos professores foram analisadas qualitativamente por meio do método de Análise Textual Discursiva, relacionando-as às questões observadas em sala de aula. Os aportes teóricos que serviram como base para esta pesquisa foram autores como Tardif (2014), Shulman (1986; 2014), Nóvoa (1997), Libâneo (2013), entre outros. Para fundamentar a análise foram utilizados, principalmente, os resultados dos estudos de Shulman (1986) e Tardif (2014) e suas contribuições acerca da categorização dos diferentes tipos de conhecimentos e saberes do professor. A análise dos dados partiu de quatro categorias a priori, sejam elas: análise das percepções dos professores acerca do planejamento de uma aula de matemática; percepções dos professores acerca dos conhecimentos necessários para a preparação de uma aula de matemática; percepções dos professores acerca dos conhecimentos que possui para a preparação de uma aula de matemática; conhecimentos e ações gerados na autoformação dos professores de matemática.A partir dessas categorias foi possível delinear as questões relacionadas aos dados coletados de onde emergiram as categorias intermediarias. É possível afirmar que o conhecimento pedagógico do conteúdo na prática diária do professor é imprescindível. Um dos meios para aplicar esse conhecimento é inserindo-o nas grades curriculares dos cursos de licenciatura. Outro meio é a autoformação como prática diária para remediar a falta desses conhecimentos nos cursos de licenciatura. Na análise percebeu-se a falta do conhecimento estratégico (SHULMAN, 1986), por parte dos professores. Tal conhecimento proporciona aos docentes a capacidade de agir de forma eficaz, relacionando e articulando os conhecimentos necessários para preparação de aulas de Matemática com os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como suas realidades.
This study aimed to analyze the training and self-training of mathematics teachers and the implications for their teaching practice. The subjects of research ten teachers of Mathematics of public schools in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As data collection instruments were used semi-structured questionnaire and observations of teaching practice these teachers. The answers given by teachers were analyzed qualitatively using the method of Textual Analysis Discourse, relating them to issues observed in the classroom. The theoretical contributions that were the basis for this research were authors such as Tardif (2014), Shulman (1986; 2014), Nóvoa (1997), Libâneo (2013), among others. To support the analysis were used mainly the results of studies Shulman (1986) and Tardif (2014) and his contributions on the categorization of the different types of knowledge and teacher's knowledge. The data analysis part of four priori categories, either: teachers' perceptions of analysis about planning a math class; perceptions of teachers about the skills needed for the preparation of a math class; perceptions of teachers about the knowledge that has to prepare a math class; knowledge and actions generated in the self-training of mathematics teachers. From these categories was possible to outline the issues related to data collected from which emerged the intermediate categories.It can be argued that the pedagogical content knowledge in daily practice of the teacher is essential. One way to apply this knowledge is inserting it in the curricula of undergraduate programs. Another means is the self-training as a daily practice to remedy the lack of this knowledge in the degree courses. In the analysis we realized the lack of strategic knowledge (SHULMAN, 1986), by teachers. Such knowledge gives teachers the ability to act effectively, relating and articulating the skills to prepare math classes with the prior knowledge of students as well as their realities.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8721
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