Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8341
Tipo: masterThesis
Título: Contribuições da área de recursos humanos para a seleção de professores: estudo de caso em uma instituição de ensino superior de Porto Alegre
Autor(es): Pessano, Carolina Schaan
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: SELEÇÃO DE PESSOAL
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
RECURSOS HUMANOS
EDUCAÇÃO
Resumo: The present dissertation had as an objective to investigate how the professor´s selection occurs, within the Human Resource(HR),in an institution of Higher Education in Porto Alegre(RS). To this qualitative study, questionnaires were applied to 120 professors, they were sent by e-mail from the own institution, there were 12 responses received, two present interviews, one with a professional of HR and the other one with the principal of the institution, within different script. The qualitative dada were analyzed through the Discursive Textual Analysis methodology. Considering the got feedback in this research, the established initial objective as well, it was possible to notice that the RH field takes part in the teacher’s selection process and, not only the teacher but also the direction and the RH, know the stages and are involved in this process, with some disorders about the knowledge and participation of all the stages defined by the RH. The RH field, due to the fact that is compound of professional with specifics knowledge, has shown that it helps the other fields and the managers to identify the best candidates, to complete the interviews, and to have a more general view of the candidate, throughout some specifics tools it can get more personal information which contribute to an effective assertively on hiring teachers, as well. It was also possible to perceive by the reports that the RH guarantee the adaptation and admission of the teachers, with integration activities of this profession in the culture and in the values of the companies, those issues are identified by the teachers as a benefit of the selection with the RH contribution. However, there are still lacks regarding the range, because nor all the teachers that ingress in the institution join this activity, mainly the ones that enter in the middle of the year, due to the fact that the integration is not offered on the same way as it is in the beginning of the year.
A presente dissertação teve como objetivo investigar como ocorre a seleção de professores, com a participação do Recursos Humanos (RH), em uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Porto Alegre/RS. Para este estudo qualitativo, foram aplicados questionários para 120 docentes, enviados por e-mail pela própria instituição, com retorno de 12 respostas, e duas entrevistas presenciais, uma com o profissional da área de RH e outra com a diretora da instituição, com roteiros diferentes. Os dados qualitativos foram analisados pela metodologia de Análise Textual Discursiva. Considerando os resultados obtidos nesta pesquisa, bem como o objetivo estabelecido, foi possível perceber que a área de RH participa do processo de seleção dos docentes e, tanto os docentes quanto a direção e o RH, conhecem as etapas e são envolvidos nesse processo, com algumas distorções sobre o conhecimento e a participação em todas as etapas definidas pelo RH. A área de RH, por ser composta de profissionais com conhecimentos específicos, demonstrou que auxilia as demais áreas e os gestores a identificar melhor os candidatos, realizando entrevistas, obtendo uma visão mais geral do candidato, bem como, com ferramentas específicas, obter mais dados pessoais que contribuem para uma maior assertividade na contratação. Foi possível perceber, pelas análises dos relatos, que o RH garante a adaptação e ingresso dos docentes, com atividades de integração desses profissionais na cultura e nos valores da empresa. Essas questões foram identificadas pelos professores como benefícios da seleção com a contribuição do RH. Porém, ainda existem falhas com relação à abrangência, pois nem todos os professores que ingressam na instituição participam dessa atividade, principalmente os que entram no meio do ano, pois este processo não é oferecido da mesma forma que no início do ano letivo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8341
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000478786-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,12 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.