Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/8215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarberena, Ricardo Araujo
dc.contributor.authorSouza, Maurin de
dc.date.accessioned2016-05-10T12:03:12Z-
dc.date.available2016-05-10T12:03:12Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8215-
dc.description.abstractA partir dos conceitos de contemporâneo e de engajamento literário, objetivo com esta dissertação analisar o conto “O muro”, de Jean-Paul Sartre, e os romances Em câmara lenta, de Renato Tapajós, e A instalação do medo, de Rui Zink. Os momentos históricos retratados nessas narrativas são a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial – ainda que indiretamente, a Ditadura Militar Brasileira e os Anos 2000 (estes com pequenos resgates a episódios ocorridos no século XX). É meu intuito, ainda, verificar quais os sentimentos que permeiam o ser humano das décadas de 1930 a 1980 (angústia, medo, solidão, coragem, indiferença, raiva) e se eles, hoje, perduram, tendo em vista o modo pelo qual a contemporaneidade apresenta-se e como referência, para tanto, a obra de Rui Zink. Uma vez que considero imprescindível estar atenta e, mais que isso, envolver-me com a sociedade por que sou responsável, instigo a discussões a respeito do papel da palavra escrita enquanto compromisso e as direciono aos autores que percebo como engajados e que, portanto, escolhi para completar a minha dissertação.pt_BR
dc.description.abstractBased on the concepts of contemporary and literary engagement, I aim with this thesis analyze the short story "The Wall" by Jean-Paul Sartre, and the novels In slow motion, by Renato Tapajós, and Installation of fear, by Rui Zink. The historical moments portrayed in these narratives are the Spanish Civil War, World War II - albeit indirectly, the Brazilian Military Dictatorship and the 2000s (these with small rescues to episodes occurred in the twentieth century). It is my intention also check what feelings that permeate the Man of decades from 1930 to 1980 (anxiety, fear, loneliness, courage, indifference, anger) and if they, today, linger, given the way in which contemporary presents itself and as a reference, therefore, the work of Rui Zink. As I consider essential to be attentive and, more importantly, involve myself with the society for which I am responsible, I instigate discussions about the role of written word as a compromise and I direct it to authors who I understand as engaged and, therefore, I chosed to complete my dissertation.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectNARRATIVA - ANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.subjectSARTRE, JEAN-PAUL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectTAPAJÓS, RENATO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectZINK, RUI - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectLITERATURA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectLITERATURApt_BR
dc.titleDe pé, os muros seguempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000478502-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.