Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7569
Tipo: masterThesis
Título: Webdocumentário e as funções para a interação no gênero emergente: análise de Fort McMoney e Bear 71
Autor(es): Bernardes, Fernanda
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
WORLD WIDE WEB
INTERNET - INTERAÇÃO
WEBDOCUMENTÁRIOS
Resumen: Webdocumentários são obras que tratam do mundo histórico, sendo desenvolvidas para distribuição e fruição na World Wide Web. O objetivo do trabalho é compreender que tipo de participação é proposta para os usuários nesse novo gênero, traçando uma análise qualitativa da interação em webdocumentários. Foram selecionados dois webdocumentários com formatos distintos: Fort McMoney e Bear 71. Ambos são examinados de acordo com os conceitos de modos de interação proposto por Gaudenzi (2013), os modos de interação de Nash (2012), e a interação mútua e reativa de Primo (2000, 2011). Após a análise, apresentamos uma proposta que identifica três usos da interação em webdocumentários: reforçar/estabelecer o vínculo com o usuário, reforçar o argumento do autor, e partilhar a função do autor.
Webdocumentaries are works regarding the historical world developed for distribution and fruition in the World Wide Web. The goal of this paper is to comprehend what kind of participation this new gender proposes for users, tracing a qualitative analysis of interaction in webdocumentaries. Two webdocumentaries with different formats were selected for analyses: Fort McMoney and Bear 71. Both were examined according to the modes of interaction proposed by Gaudenzi (2013), modes of interaction by Nash (2012) and mutual and reactive interaction, defined by Primo (2000, 2011). Following the examination we present a proposal identifying three uses of interaction in webdocumentaries: to reinforce/stablish bond between user and the work/subject depicted, to reinforce the author’s argument, and to share the author’s role.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7569
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
474717 - Texto Completo.pdfTexto Completo2,81 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.