Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTietzmann, Robertopt_BR
dc.contributor.authorFurini, Liana Grosspt_BR
dc.date.accessioned2015-03-18T02:01:14Z-
dc.date.available2015-03-18T02:01:14Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7075-
dc.description.abstractEssa dissertação busca analisar as práticas extraoficiais de distribuição de longas-metragens. Ainda que a prática da pirataria acompanhe a indústria cinematográfica desde seu surgimento, a popularização das tecnologias digitais contribuiu para o aumento das discussões sobre o assunto. Neste trabalho, utilizamos a Grounded Theory (Teoria Fundamentada em Dados) e vamos analisar a interação dos usuários com a pirataria para entender sua responsabilidade com relação à distribuição não oficial de material cinematográfico. Aplicamos a análise em dois filmes de longa-metragem, focando no protocolo BitTorrent: Deixa Ela Entrar (2008) e Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Percebemos, com essas análises, que a distribuição paralela é mais ágil do que a distribuição formal, atraindo espectadores e criando novas demandas para a indústria. Ressaltamos que o computador e a internet são peças chave no aumento da circulação oficial. O computador, pela possibilidade de produzir muitas cópias em pouco tempo, e a internet pela possibilidade de distribuir o conteúdo mundialmente sem custo e com grande agilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims the analysis of the non-official practices of distribution of feature length films. Although piracy follows the cinematographic industry since its beginning, the popularization of digital technologies has contributed to the increase of the discussions on the subject. In this work, we used the Grounded Theory and will analyze the user’s interaction with the piracy to understand their responsibility related to the non-official distribution of cinematographic material. We applied the analysis in two feature length films, focusing on BitTorrent protocol: Let The Right One In (2008) and Captain America: The Winter Soldier (2014). We realized with these analyzes, that the unofficial distribution is more agile than the formal distribution, attracting spectators and creating new demands for the industry. We emphasize that the computer and the internet are key-piece in the increase of official circulation. The computer, for the ability to produce many copies in a short time, and the Internet for the possibility of distributing the content worldwide at no cost and with great agility.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectINDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICApt_BR
dc.subjectCINEMApt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectINTERNET - CRIMESpt_BR
dc.subjectPIRATARIApt_BR
dc.titlePirataria de audiovisual: o protocolo BitTorrent como forma extraoficial de distribuição online de longas-metragenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000466406-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo20,15 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.