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dc.contributor.advisorSilva, João Guilherme Barone Reis ept_BR
dc.contributor.authorHaussen, Luciana Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2015-02-21T01:01:24Z-
dc.date.available2015-02-21T01:01:24Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7040-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe a análise das revistas brasileiras Fon-Fon (1907 – 1958) e Cinearte (1926 – 1942) dentro do recorte temporal de 1927 a 1932. No período, busca-se identificar a presença de um cinema transnacional, traços de uma incipiente cultura mundializada e elementos estéticos vinculados ao Art Deco. O estudo possui um caráter qualitativo sobre cinema, cultura e contexto histórico, em um Brasil com um cinema incipiente e um cenário das comunicações também em fase de consolidação. Os seis anos propostos para análise compreendem um momento rico em informações sobre as configurações de novos mercados, hábitos de consumo, meios de comunicação e tendências estéticas.E a pesquisa busca estabelecer um diálogo entre os conteúdos existentes em Fon-Fon e Cinearte, e destes com a bibliografia eleita, em um cruzamento com o contexto histórico brasileiro, para propor um olhar sobre o cinema transnacional, cultura mundializada e tendências estéticas apresentadas no Brasil do período, dentro do universo das duas revistas. Como referencial teórico, destacam-se as obras de Tim Bergfelder, sobre o cinema transnacional; Lucy Fischer, para a abordagem sobre o Art Deco e tendências estéticas; as pesquisas dos autores Joseph Garncaz, Chris Wahl, Joel Westerdale e Christian Rogowski, para as novas perspectivas sobre os estudos do cinema de Weimar; e as obras de Renato Ortiz para tratar a mundialização da cultura.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes the analysis of the Brazilian magazines Fon-Fon and Cinearte within the time frame from 1927 to 1932. During the period, we sought to identify the presence of a transnational cinema, traces of an incipient globalized culture and aesthetic elements linked to Art Deco . The study has a qualitative character on film, culture and historical context, in a Brazil with an incipient cinema and communications landscape also being consolidated. The six years proposed for analysis comprise a rich time of information about the settings of new markets, consumption habits, media and aesthetic trends.And the research seeks to establish a dialogue between existing content on Fon-Fon and Cinearte, and these with the elected bibliography, at an intersection with the Brazilian historical context, to propose a look at the transnational cinema, globalized culture and aesthetic trends presented in Brazil during the period, within the universe of the two magazines. The theoretical framework highlights the works of Tim Bergfelder on transnational cinema; Lucy Fischer, for the approach to the Art Deco and aesthetic trends; the research of Joseph Garncaz, Chris Wahl, Joel Westerdale e Christian Rogowski, for new perspectives on the study of the Weimar cinema; and the works of Renato Ortiz to treat globalization of culture.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectREVISTAS CIENTÍFICAS - BRASILpt_BR
dc.subjectCINEMApt_BR
dc.subjectCULTURApt_BR
dc.subjectESTÉTICApt_BR
dc.titleCinema transnacional e tendências estéticas nas revistas brasileiras Fon-Fon e Cinearte: (1927 a 1932)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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