Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6838
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira dept_BR
dc.contributor.authorChaves, Gilberto Collarespt_BR
dc.date.accessioned2014-09-27T02:01:46Z-
dc.date.available2014-09-27T02:01:46Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6838-
dc.description.abstractEssa dissertação está inscrita em uma área de concentração muito recente no Brasil: Escrita Criativa. O trabalho que me propus dentro dessa área foi a elaboração de um livro de contos. O livro “A Viúva de Éfeso e outros contos” tenta se aproximar de uma linha tênue entre realidade e ficção. O trabalho proposto tenta encurtar essas diferenças incluindo na própria ficção o trabalho teórico. Para isso comecei por ficcionalizar o próprio autor estipulando um pseudônimo para o escritor do livro. Esse mesmo escritor já está falecido ao serem editadas suas obras póstumas por um editor também ficcional. Em algumas anotações encontradas por esse editor, após a morte do escritor, foi que consegui criar material teórico e ficcional de todo processo criativo do autor em questão, tendo sempre um afastamento criado por um narrador testemunha (editor). De forma ficcional, consegui introduzir no texto criativo algumas questões teóricas sobre o processo criativo no próprio corpo da ficção. A participação do editor na estrutura do livro funciona como estrangeiro das suas obras, pois o inclui como editor e amigo do autor além de um crítico das obras. Assim, é esse personagem que organiza a nota de editor, a antologia póstuma do autor (núcleo ficcional dos contos) e também o apêndice da edição: uma biografia e um ensaio. São com esses três gêneros literários – biografia e ensaio e contos, mesmo que os dois primeiros incluídos como ficção na dissertação, que consegui fazer um link entre obra e vida, realidade factual e fantasia, entre imagem extrapessoal e a lógica imposta pelo raciocínio.Ainda para conseguir uma maior conexão entre realidade e ficção, existe uma relação ambígua entre editor e autor que vai se cristalizando ao passo que o leitor consegue percorrer os três gêneros em questão. Essa ligação afetiva que vai dar o fechamento para a proposta de aproximação entre realidade e ficção que me propus na criação dessa obra.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation belongs to an area that became popular very recently in Brazil: Creative Writing. I set out to work within this area on the elaboration of a storybook. The book " The Widow of Ephesus and other tales " tries to approach a fine line between reality and fiction. I will attempt to shorten these differences including in its fiction the theoretical work in this dissertation. I started by fictionalizing the author himself stipulating an alias as the author of the book. This author is already dead and his post-mortem books are to be edited by also a fictional editor. This editor found some notes after the death of the author, and with these notes I was unable to create theoretical and fictional material with all the creative process by the author in question, always having a distance created by a witness narrator (editor). In fictional form, I was able to bring out some theoretical questions about the creative process in the actual body of fiction within the creative text . The editor participates in the structure of the book, by observing his works from outside, (such as the included editor and friend of the author beyond a critical works). So, this is the character who organizes the editor‟s notes, post-mortem anthology of the author (fictional core of the stories) and also the appendix of editing: a biography and an essay. With these three literature genres – biography, essay and short stories, although the first two are included as fiction in the dissertation, I could draw a link between work and life, factual reality and fantasy, and between transcendent image and logic imposed by reasoning.Yet to achieve a greater connection between reality and fiction, there is an ambiguous relation between editor and author constructing while the reader can walk through the three genres in question. This emotional connection will give closure to the proposal of approximation between reality and fiction.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subjectCONTOS BRASILEIROSpt_BR
dc.subjectESCRITA CRIATIVApt_BR
dc.titleA viúva de Éfeso e outros contospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000461272-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial198,94 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.